🇺🇾Campeonato Uruguaio🇺🇾

Escrito por Beto Rodrigues

🇺🇾Campeonato Uruguaio🇺🇾

uruguaio

Hora de falar um pouco sobre a estrutura do futebol uruguaio. Costumamos ouvir que são disputados dois torneios nacionais por ano, o Apertura e o Clausura, mas qual a relação entre eles? Como se classificam para a disputa da Libertadores? Temos dois campeões uruguaios por ano?

🇺🇾Forma de Disputa

Como mencionado acima, temos no Uruguai a disputa do torneio Apertura no início da temporada e do torneio Clausura no segundo semestre. Ambos tem igual importância e não definem exatamente quem é o campeão uruguaio, mas definem quem disputará o título. Entre eles temos (desde 2017) o Torneio Intermedio.

Apertura e Clausura:

16 equipes, todos contra todos em turno único cada torneio, portanto 15 rodadas em cada um deles

Intermedio:

Após o Apertura, 2 grupos de 8 (um grupo entre todos que terminaram o Apertura em posição ímpar, e outro entre os que terminaram em posição par) turno único com 7 rodadas, o líder de cada grupo disputa em jogo único o título do Intermedio.

O campeão do Intermedio disputa (no início da temporada seguinte) a SuperCopa Uruguaia contra o campeão Uruguaio

Campeão Uruguaio:

Na prática até 3 equipes podem disputar o título de Campeão Uruguaio após a disputa dos dois torneios: O campeão do Apertura, o campeão do Clausura e o líder do que é chamada Tabla Anual.

Os campeões dos torneios disputam uma espécie de semi-final, onde o vencedor disputará o título contra o vencedor da Tabla Anual, e ela nada mais é do que um somatório dos três torneios, já que não necessariamente aquele que somou mais pontos ao longo do ano venceu um dos torneios.

Resumindo:

Campeão do Apertura x Campeão do Clausura (jogo único)
Vencedor x Líder da Tabla Anual (ida e volta)

Observações:

Se a mesma equipe for campeã do Apertura e do Clausura e não ganhar a Tabla Anual, teremos a final do Uruguaio entre eles.

Se a mesma equipe vencer o Apertura, o Clausura e também for a melhor na anual, será automaticamente declarado Campeão Uruguaio.

🇺🇾Vagas nas Copas Continentais

Campeão Uruguaio: tem vaga na fase de grupos da Copa Libertadores

Vice campeão: (perdedor da final ou vice lider da tabla anual) tem vaga na fase de grupos da Libertadores

Terceiro: Vaga na fase de grupos da Libertadores (enquanto o México seguir fora da disputa do torneio)

Quarto: Vaga na primeira fase da Libertadores (chamada no Brasil de pré-libertadores)

Quinto a oitavo: Disputam duas vagas na Sulamericana

O campeão do Apertura ou do Clausura garante vaga como Uruguai 1 na disputa da Sulamericana, mesmo que não se classifique via Tabla Anual.

🇺🇾Rebaixamento

Caem a segunda divisão os três últimos colocados da Tabla de Descenso, ou tabela de rebaixamento, que é feita pela soma das duas últimas duas temporadas.

Obs: Para as equipes que subiram naquela determinada temporada, a pontuação é duplicada para cálculo da tabela de rebaixamento.

🇺🇾Divisões Inferiores:

A atual edição da Segunda División é bastante peculiar, pois ela tem nesse ano 4 das 9 equipes que já foram campeãs uruguaias, incluindo o Defensor, que disputava a segundona desde 1965, e o Danúbio, que não a disputava desde 1970.

Essas são as duas únicas divisões consideradas como profissionais, em um terceiro escalão já é disputada uma liga considerada amadora.

🇺🇾Campeões

EquipeTítulos
Nacional50
Peñarol45
CURCC5
Defensor, Danubio, River Plate4

OBS: Alguns consideram o extinto CURCC como precursor do Peñarol e dessa forma faz com que a equipe aurinegra tenha também 50 conquistas.

🇺🇾Rivalidades

Clásico del fútbol uruguayo” ou “Superclássico”

Peñarol x Uruguai

Outra corrente defende que o primeiro enfrentamento foi em 14 de dezembro de 1913, com um empate em 2 a 2 entre Nacional e Peñarol, clube que teria sido formado por indivíduos que militavam no CURCC, mas possuiria outra razão social.

Tomando por base a primeira versão (fundação do atual Peñarol em 1891 como CURCC, apenas com a troca de nome em 1913, segundo versão do clube), este clássico é o mais antigo do continente americano e de todo o mundo, excetuando-se os clássicos da Grã-Bretanha.

Como a segunda versão também é defendida (fundação do atual Peñarol apenas em 1913, como entidade independente do CURCC, que teria fechado as portas apenas em 1915), gera-se a mais tensa discussão no futebol uruguaio até hoje.

O Nacional costumava contar com a simpatia dos uruguaios de ascendência espanhola, assim como o Peñarol costumava ter a simpatia dos uruguaios com ascendência italiana. A explicação para isto, é que o tricolor Nacional surgiu como um clube criollo, ou seja, nativo, formado “somente por uruguaios”, numa época em que a grande maioria dos uruguaios era de origem hispânica e que os outros clubes eram dominados por estrangeiros, principalmente ingleses (caso do CURCC).

El Clássico de los Medianos

Danúbio e Defensor Sporting buscam ser o “terceiro grande” do futebol uruguaio. Também conhecido como “Clássico do Meio” por disputar sua importância com o enfrentamento entre Cerro e Rampla Juniors.

Clássico de la Villa

Cerro e Rampla Juniors, estão localizados no bairro Villa del Cerro. Eles fazem o segundo clássico mais antigo do futebol uruguaio.

Clássicos del Prado

O bairro de Montevidéu El Prado, divide suas atenções para três equipes que estão localizadas num espaço de 6 quadras (veja mapa no final da postagem) Wanderers, River Plate e Bella Vista.

El clássico del Oeste

A rivalidade mais importante da zona oeste de Montevidéu fica por conta de Racing, localizado em Sayago, e Fénix, que tem sua sede em Capurro. Essa rivalidade, cresceu muito nos últimos tempos por conta da grande quantidade de partidas decisivas tem se enfrentado, principalmente, nas divisões de acesso.

Clássico do Nordeste

A rivalidade entre Tacuarembó e Cerro Largo nasceu nos campeonatos amadores e ressurgiu em 2008 quando as equipes se encontraram na primeira divisão.

Clássico de Cerrito

Cerrito e Rentistas disputam o clássico do bairro Cerrito de la Victoria, que está localizado no centro-norte de Montevidéu, a sudeste do córrego Miguelete.

 El Clássico del muro 

Literalmente divididos por um muro, o estádio do Miramar Misiones (Parque Méndez Piana) está localizado no Parque Batlle, e fica ao lado do estádio do Central Español (Palermo Park).

🇺🇾Calendário

O calendário do futebol uruguaio inicia-se com o Apertura em maio; e encerra no mês de Dezembro.

🇺🇾Estatísticas

TemporadaMédia de Gols%Vitórias Mandantes%Vitórias Visitantes
20202,5936%31%
20192,7044%31%
20182,4438%28%
20172,6538%36%

🇺🇾Instagram:

Fique a vontade para me chamar no Instagram e trocarmos uma ideia sobre nosso trade esportivo!


Aproveite para dar uma olhada em outros posts dessa série:

🇺🇸 MLS

🇳🇴 Eliteserien

🇪🇺 Conference League

🇧🇪 Jupiler Pro League

🇸🇪 Allsvenskan

Veja o dia a dia do Trader Profissional
de graça!

Se inscreva gratuitamente e receba em primeira mão todos os artigos do Dia de Trading e as principais novidades do blog no seu email

Loved this? Spread the word


Beto Rodrigues

Sobre autor

Me chamo Beto Rodrigues, corinthiano desde uns 9 meses antes de nascer, paulistano e apaixonado por qualquer tipo de esporte. Estou no trading já há algum tempo, porém no início apenas como um hobby, e como há males que vem para o bem, foi a pandemia que me fez virar a chave e virar full. Hoje posso dizer que prefiro operar contra o tempo, o gol é minha motivação, não o desespero! Estudar, aprender, evoluir, TODOS OS DIAS!

Postagens relacionadas

Preciso Parar de Perder Dinheiro РDefini̤̣o de m̩todo de over.

Ver mais

🇩🇰Superliga Dinamarca

Ver mais

🇨🇭Super Liga Suíça

Ver mais

A volta das torcidas e o fator casa no Trading Esportivo.

Ver mais

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Se inscreva na newsletter do Dia de Trading

Recebas as atualizações dos principais conteúdo do blog, de acordo com as duas preferências de leitura. Preencha o formulário abaixo:

Veja o dia a dia do Trader Profissional
de graça!

Se inscreva gratuitamente e receba em primeira mão todos os artigos do Dia de Trading e as principais novidades do blog no seu email