Passando a régua: Janeiro 2021

Escrito por Beto Rodrigues

Passando a régua: Janeiro 2021

Se em 2020 tivemos aquela sensação que Janeiro teve 87 dias, parece que as coisas estão mesmo voltando ao normal, Graças a Deus! Lá se foi o primeiro mês do ano, é hora de passar a régua e fechar o mês de Janeiro 2021.

Eu vejo como fundamental importância nesse instante fazer uma análise cuidadosa e bastante detalhada na planilha de resultados, é somente dessa forma que eu conseguirei visualizar alguns sinais que podem me levar a tomar certas decisões, como por exemplo evitar alguma estratégia, focar mais em uma outra.

É até possível verificarmos que uma determinada estratégia funciona bem para uma faixa de odds, já não com a mesma eficiência em outra. O mesmo podemos até concluir sobre Ligas. O LTD por exemplo pode ter um resultado bem mais interessante na Alemanha do que na Itália (apenas exemplo!). Enfim… é hora de analisar e tomar decisões para começar o próximo mês com o pé direito.

Não podemos deixar de citar, que é no fim do mês, ou de um ciclo, como trimestre, semestre ou até ano, que podemos recalcular nossa stake para reiniciar os trabalhos, exceto claro, se trate de uma estratégia que atua com juros compostos e recalcula a stake quase que diariamente.

Vamos aos resultados de Janeiro 2021

Janeiro 2021

Fiz uma tabela simples, com os resultados já apresentados aqui ao longo do mês, cada coluna então se refere a dois dias de trabalhos, e em cada linha vocês podem reparar as estratégias utilizadas. Todos os resultados estão em percentual da stake.

Tivemos um resultado muito, muito satisfatório com pouco mais de 5,4 stakes de lucro, vamos seguir firme e forte no trabalho para alcançar resultados tão expressivos quanto conseguimos agora em Janeiro 2021.

A partir desses dados, vamos analisar mais minunciosamente os extremos, positivos e negativos, para saber no que devemos seguir concentrando nossos esforços e o que pode ser abandonado de nosso método de trabalho.

Pontos Negativos

Vemos que o pior resultado, que nos resultou em -78,55% de stake foi a Estratégia de Lay ao Favorito, porém não temos base para dizer que ela não funcionou por um simples motivo: não chegamos a volumar essa estratégia, foram poucos jogos, e o resultado levado para o fundo do posso devido a uma única partida, onde a leitura não foi incorreta, de fato o Bahia, mesmo jogando em casa, estava sendo absolutamente dominado pelo Corinthians, quando fez seu primeiro gol numa bola parada. Gol esse tomável, e que inclusive muitos colegas de trabalho no Discord também tomaram, sem conclusões aqui portanto.

Depois dela, outra estratégia que perfomou muito mal, nos dando no final do mês o equivalente a 50,55% de stake de prejuizo foi a Lay Final de Jogo.

No que ela consiste: Basicamente em fazer aquele Lay, com odd bastante altas na última bola do jogo, quando o time está sofrendo um ataque, e provavelmente nem sequer terá a oportunidade de recuperar a bola para armar uma próxima e última tentativa de ataque.

Temos aqui ainda um volume baixo de jogos, mas que pode ao menos ser tirado alguma conclusão preliminar, foram 30 jogos trabalhados, e uma assertividade muito alta: 96,67%

O loko, uma taxa de acerto exepcional! E ainda assim, um prejuízo de pouco mais que meia stake!

Pois é, então tudo levar a crer que não se trata de algo EV+, pois praticamente precisaria de 100% de acerto para ser lucrativa a longo prazo, as odds em que entramos lay são muito altas, com isso o percentual do lucro muito baixo, e consequentemente um red tomado coloca todo o trabalho em risco.

Vejamos a seguir o resultado obtido dia a dia nessa estratégia.

Como podemos observar, foi um único dia em red, um único red no dia 19 de janeiro, que fez dessa a nossa segunda pior estratégia. O que tiramos disso? odd muito, mas muito alta, não será mais utilizada, precisamos colocar uma odd limite nesse método!

Pontos Positivos

Vamos agora ao extremo positivo do nosso mês de Janeiro 2021.

Como eu já imaginava, porém sempre é bom conferir os números, minha principal estratégia de Janeiro 2021 foi o Ajuste! Porém assumo que me surpreendi com o resultado nessa análise, pensei que ela tinha uma vantagem ainda maior sobre a segunda colocada. Vemos que o Ajuste nos trouxe 257,74% de stake, enquanto o scalping não ficou tão atrás, correspondendo a 237,63%.

Ajuste

Vamos então destrinchar mais um pouco essa querida Ajuste, minha linda!

Temos até o momento 247 entradas, opa, já temos um número legal, dá pra começar a brincar!

A assertividade ficou em 86,64% também uma excelente taxa, ainda mais por saber que quando temos um red, ela não nos toma uma stake toda, como o under limite por exemplo.

Fazendo uma análise por país vemos que a Itália está com um EXCELENTE resultado, seguido pelo Brasil e depois pelo futebol turco. No outro extremo temos as ligas portuguesas nos trazendo algum prejuízo.

Por dia, observamos que em poucas oportunidades fechamos no negativo! foram apenas 3 dias, sendo que o dia 8 podemos até considerar com um 0x0. Porém o resultado do pior dia é facilmente equilibrado com um dia médio de green.

Q

Quanto ao tipo de jogos, observados que quanto mais equilibrado for o confronto, melhor foi o nosso resultado, algo bastante interessante, pois se formos focar nessa estratégia, pode ser mais interessante optar por jogos equilibrados quando encontrarmos mais de dois jogos no mesmo momento, lembrando que tenho trabalhado com 2 jogos concomitantemente, cheguei a cogitar abrir um terceiro, mas acredito que ainda não estou pronto para tal, vamos um passinho de cada vez.

A faixa de odds também é algo interessante a se observar, mas sinceramente não tiro muitas conclusões por aqui, pelo fato de não encontrarmos um padrão, algo muito extremo. Pois veja só, temos o melhor resultado entre odds de 2,61 e 2,90, enquanto o pior resultado foi na faixa vizinha, entre 2,41 e 2,60.

Scalping

Os scalpings que fizmos ao longo do mês também nos trouxeram excelentes resultados, vamos analisá-los um pouco mais para ver se encontramos algum dado interessante.

Foram 334 oportunidades, um número de respeito para apenas um mês, lembrando que não necessariamente foram 334 partidas, pois podemos ter entradas no mesmo jogo scalpando o over 0,5, o over 1,5, o over 2,5 e assim por diante, ou ainda scalping no HT e no FT. E em minha planilha eu não separo scalping pelo número de gols especifico (0,5, 1,5 ou 2,5…) então não tenho como fazer essa separação.

Quanto a assertividade, a taxa também foi muito boa, 93,11%. Veja você que acima até do ajuste, porém aqui, um tombo é mais duro, então o resultado final ficou abaixo, mas nem tanto!

Veja que tivemos um dia apenas com red considerável, e outros 2 dias de red que podem ser considerados como empate técnico, o famoso 0x0, ou deu void!

O gol aqui quando tomado realmente complica nosso resultado no dia, mas não no mês, por isso mais do que nunca aqui temos uma prova de que: PENSE NO LONGO PRAZO!

E não pense você que longo prazo é um mês, talvez um ano!

Observado que um simples red abala todo o resultado, infelizmente não faz muito sentido fazer outras análises mais detalhadas, pois pense você numa análise por odd. Como a assertividade é muito alta, a odd que tomou o red terá um resultado extremamente negativo, mas isso não quer dizer que o red veio por estarmos nessa faixa, enfim, não teríamos o que concluir nesses gráficos.

Talvez quando tivermos uns 100, 200 reds faça mais sentido, espero que esse dia não chegue!

Conclusões

Ainda não considero ter um volume considerado de entradas para poder simplesmente excluir algo do meu trabalho, mas algumas limitações eu já farei.

Quanto ao lay limite, uma odd limite deve ser empregada! Farei esse estudo e em breve trarei meu parecer, mas acredito que algo entre 100 e 200 seja um bom número.

Quanto ao lay ao pior em campo, essa sim, apesar de ser apenas uma entrada que nos levou para o buraco, eu decidi abortá-la, por um motivo simples, estou trabalhando agora a favor do tempo, não que um lay ao pior em campo nos coloca contra o tempo, mas de certa forma a trabalhamos quando esperamos um gol do melhor em campo, seria como um back favorito, ou back melhor em campo, vou deixar fora do meu trabalho de fevereiro, para focar realmente nos mercados under, ou a favor do tempo.

Cheguei a cogitar mudar o meu layout, para no mercado de match odds por exemplo deixar APENAS o ladder do empate aberta, focando bastante no ajuste, pois imaginava que ela era disparada a estratégia mais lucrativa, ao observar que o scalping não está tão longe assim, manterei meu modelo atual, com o mercado de gols também aberto.

A vantagem que eu teria em diminuir o número de mercados abertos seria a possibilidade de encaixar na tela um terceiro e até quarto jogo, mas como já mencionei, decidi que ainda é cedo para tal. Não me considero mais um iniciante, talvez posso ser um trader intermediário, mas sem dúvida estou muito mais próximo do iniciante do que do experiente, ainda tem muito tempo de tela pela frente!

Acredito que por Janeiro 2021 é isso o que tenho a apresentar, espero que tenham gostado do conteúdo que tenho trazido para vocês, fiquem a vontade para comentar tanto aqui quanto também no Youtube do Dia de Trading ou no enviar uma mensagem no meu Instagram.

Um excelente Fevereiro a todos, nosso foco será o mesmo, planejei trazer conteúdo sobre nosso diário de 2 em 2 dias, além do nosso desafio do Málaga que é feito a parte, e também de alguns temas que podem nos trazer alguns insights interessantes, pensando sempre na troca de idéia e aprimorar nosso trade!

Veja o dia a dia do Trader Profissional
de graça!

Se inscreva gratuitamente e receba em primeira mão todos os artigos do Dia de Trading e as principais novidades do blog no seu email

Loved this? Spread the word


Beto Rodrigues

Sobre autor

Me chamo Beto Rodrigues, corinthiano desde uns 9 meses antes de nascer, paulistano e apaixonado por qualquer tipo de esporte. Estou no trading já há algum tempo, porém no início apenas como um hobby, e como há males que vem para o bem, foi a pandemia que me fez virar a chave e virar full. Hoje posso dizer que prefiro operar contra o tempo, o gol é minha motivação, não o desespero! Estudar, aprender, evoluir, TODOS OS DIAS!

Postagens relacionadas

Em Busca da Consistência – Dia 13,14 e 15/09/21 #54

Ver mais

Em Busca da Consistência – Dia 08 e 09/09/21 #53

Ver mais

Um trader de under limite – 29 Ago

Ver mais

Under Limite NA VEIA! – 05 de Setembro

Ver mais

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Se inscreva na newsletter do Dia de Trading

Recebas as atualizações dos principais conteúdo do blog, de acordo com as duas preferências de leitura. Preencha o formulário abaixo:

Veja o dia a dia do Trader Profissional
de graça!

Se inscreva gratuitamente e receba em primeira mão todos os artigos do Dia de Trading e as principais novidades do blog no seu email