No Diário do Trader de hoje, compartilho com vocês um cenário que, por muitas vezes, vocês irão vivenciar ao longo de sua trajetória no mercado esportivo, estou falando dos “resultados improváveis e o Equilíbrio Emocional”.
O futebol é encantador e muitas vezes surpreendente gerando em nós os mais diversos sentimentos em uma única partida, num curto espaço de tempo.
Agora, imagine você se preparando para trabalhar ao longo do dia em diversos jogos em que há um forte favorito definido pelo mercado e também pela discrepância entre as equipes. Vários jogos nos principais campeonatos europeus, neste dia há várias partidas que apresentam esse modelo de super favorito vs time mediano ou de pequena expressão.
Bom, diante de um cenário como este você para e pensa: “chegou o dia de crescer a banca de forma exponencial, afinal, em todos esses jogos eu terei um resultado positivo”. Infelizmente não será sempre assim, no longo prazo a maioria das vezes o super favorito pode sim vencer a maioria dos jogos, mas é uma forte tendência não uma regra.
O DIA DO “É TUDO GREEN”
O dia 17/10/2020 foi marcado pela frustração em massa de vários Traders, inclusive para mim, é claro.
Neste dia o “resultado improvável” aconteceu em vários dos principais jogos da rodada, por exemplo: Na Premier League, Everton vs Liverpool empataram em 2×2 com o 3º gol do Liverpool anulado aos 94′ pelo VAR.
Além desse exemplo, há outros resultados que chamam a atenção, como a derrota do Real Madrid para o Cádiz, por 0 a 1 com o gol marcado aos 16′ e mesmo os merengues tendo 74% de posse de bola com 14 finalizações, o placar permaneceu o mesmo. Foi a primeira vitória do Cadiz sobre o Real Madri na história de sua existência. Ainda na Espanha, o Getafe triunfou sobre o Barcelona pelo placar de 1 a 0 e com 73% de posse de bola o time Catalão não conseguiu sequer empatar o jogo.
Na Alemanha, Bundesliga, pela 4ª rodada o Hoffenheim perdeu para o Borussia Dortmund pelo placar simples de 0 a 1 apenas. O “apenas” é pelo fato de o jogo registrar mais de 24 finalizações no geral, com 3 bolas na trave e inúmeras chances de gols perdidas, o placar permaneceu o mesmo.
Equilíbrio Emocional
Quando você passa por situações como esta, é natural que haja uma frustração por conta de a partida “X” não ter correspondido à nossa expectativa.
Imagine você passar por isso duas, três, quatro ou cinco vezes no mesmo dia! O prejuízo maior, além do déficit da sua banca, é na área emocional, frustrações como essa para quem ainda não tem uma maturidade emocional pode causar sérios danos ao usuário.
Quando isso acontece, as reações são as mais diversas possíveis. Inicialmente você tem duas opções:
- Você pode encarar esse momento adverso como um processo de aprendizado e amadurecimento, compreendendo que situações como essas, por mais incomum que pareçam ser, vez ou outra irão acontecer e temos que estar preparados para lidar com ela novamente.
- A segunda opção e mais prejudicial, é se deixar levar pelo mix de sentimentos neste momento, seguido de ações de modo impulsivo e em alguns casos de forma inconsequente. O déficit na sua banca será dos males o menor, pois o mais agravante é a sua estrutura emocional que à essa altura já terá sido destruída literalmente, se você permitir que isso aconteça.
O X DA QUESTÃO
Lidar com a renda variável requer de nós uma habilidade muito apurada para que aumente a nossa chance de sucesso frente as nossas operações. Essa habilidade não se constrói de um dia para o outro, requer tempo de experiência para que você modele e aperfeiçoe suas reações frente as mais diversas situações que o nosso trabalho proporciona e isso só é possível com o passar dos meses e anos.
Compartilha comigo se você já passou por uma experiência assim ou algo semelhante, além disso, use o espaço de comentários logo abaixo para deixar sua sugestão de temas e/ou conteúdos para as próximas publicações.
Veja o dia a dia do Trader Profissional
de graça!
Se inscreva gratuitamente e receba em primeira mão todos os artigos do Dia de Trading e as principais novidades do blog no seu email
Pois é isso aconteceu comigo também, meu emocional estava muito ruim pelas perdas que via na minha banca, por um momento eu me perguntava o que eu estava fazendo de errado. Fiquei uma semana fora do mercado, e fui reavaliar meus Reds e continuei estudando para me aperfeiçoar. Uma semana depois eu voltei, com o psicológico e auto estima melhorado, e os Greens voltaram a aparecer.
Salve Charles, parabéns pela postura de ter se reservado para avaliar as operações, isso é muito importante. Como você bem pontuou, nem sempre será algo que estamos fazendo de errado, neste dia eu também sofri vários red’s nos favoritos, confesso que repetiria as entradas na maioria dos jogos que fiz, o cenário era favorável, mas faz parte do negócio ter esses momentos em quê o improvável acontece.
Agradeço sua participação no comentário, abraços!
Bom dia amigo Amigo Frazão, isso é mais que a realidade quando iniciamos queremos escolher qualquer jogo sem métodos e sem estudo achando que vamos lucrar em todos do dia para a noite, depois que começei a me dedicar mais para analisar os jogos, selecionar campeonatos e estratégia para operar já consigo aos poucos ser mais consistente, ter mais green e menos red, já quebrei muitas bancas no início e concerteza tenho muito aprender e crescer, acompanho seu trabalho faz alguns meses, parabéns pela dedicação, pela humildade e pela simplicidade, valeu tmj 👊👊👊.
Opa Diego, se existe algo que possa lhe dizer em poucas palavras é que você está no caminho certo. Fazer os filtros, por duas ou até três reduz suas chances de red. Há dezenas de ligas espelhadas pelo mundo, você não precisa (nem irá conseguir) ser bom em todas. As anotações das entradas lhe ajudará a identificar quais campeonatos e também os mercados você está ganhando e perdendo dinheiro, a partir daí, faça os ajustes necessários e foque, obviamente, aonde está lhe dando dinheiro.
Agradeço sua participação no comentário, abraços!