Jupiler Pro League – 1 Divisão Belga 🇧🇪

Escrito por Beto Rodrigues

Jupiler Pro League – 1 Divisão Belga 🇧🇪

Seguindo nossa série de posts sobre diversas ligas pelo mundo, cujo público em geral não tem tanto conhecimento a respeito, mas é muito importante para o trader, pois permite saber o que realmente está em jogo naquela determinada partida, chegou a vez de falarmos sobre a principal liga da Bélgica, a Jupiler Pro League 🇧🇪

A principal divisão belga, tem o nome de Jupiler Pro League devido ao seu principal patrocinador, que nada mais é do que a própria Ambev! Exatamente, tem parte de capital brasileiro nessa competição. A empresa belga-brasileira produz em território belga a cerveja Jupiler e utiliza tal produto para batizar a competição.

Forma de Disputa (sim, é confuso!)

A liga é composta por 18 equipes, que jogarão entre si em turno e returno, em um total portando de 34 rodadas.

O regulamento tem sido alterado desde que a pandemia afetou a competição da temporada 2019-2020, quando não houve rebaixamento.

A decisão inicial seria que nessa temporada teríamos três equipes rebaixadas, porém as equipes consideradas menores entraram com pedido de reverter essa situação alegando que ainda não conseguiram se reerguer financeiramente, ainda sob os efeitos da pandemia. O argumento foi aceito e a competição com 18 equipes permanecerá pelo menos por mais uma temporada.

OBS: Até o momento que escrevo tal artigo (julho 2021) o Sofascore segue informando que haverão três rebaixadas, cuidado para não se confundir quanto a isso.

Dessa forma apenas o décimo oitavo colocado será automaticamente rebaixado para a segunda divisão belga, que é a chamada 1B Pro League, enquanto a penúltima colocada disputará um play-off de rebaixamento, a chamada Relegation.


Primeiro Colocado: A equipe que terminar a primeira fase no topo da tabela se garante na UEFA Conference League, além de garantir vaga para a disputa do título belga.

Primeiro a Quarto: Os 4 primeiros colocados da temporada regular disputarão um quadrangular que valerá o título da temporada. Tal quadrangular será o PlayOff 1.

Quinto a Oitavo: Tais equipes disputam um quadrangular valendo vaga nas competições europeias, esse será o PlayOff 2.

Nono a Décimo Sexto: Fim de Temporada

Décimo Sétimo: Disputa a Relegation, jogos de ida e volta contra o vice-campeão da 1B Pro League.

Décimo Oitavo: Rebaixado.


Segunda Fase

Playoff 1

Os 4 primeiros jogam entre si em turno e returno, os pontos são somados com o da fase regular.

Primeiro: Campeão / Vaga na fase de Grupos da Champions League

Segundo: Vaga nas eliminatórias da Champions ( terceira eliminatória)

Terceiro: Vaga nas eliminatórias da Europa League (play-off, última etapa antes da fase de grupos)

Quarto: Vaga no próximo playoff (vamos chamar de Playoff 3 embora não tenha esse nome oficialmente)

Playoff 2

Primeiro: Vaga no Playoff 3

Playoff 3

Jogo de ida e volta entre o quarto do Playoff 1 e o campeão do Playoff 2 valendo vaga nas eliminatórias da Conference League


OBS: Caso o Campeão da Copa da Bélgica já tenha vaga em competição europeia, o playoff 3 deixa de existir e ambos irão para as eliminatórias da Conferente League (na segunda e terceira eliminatória).

OBS2: Caso o campeão da fase regular termine em quarto no Playoff 1, ele não disputa o Playoff 3, tem sua vaga garantida, então o terceiro colocado do Playoff 1 desce e disputa o Plauoff 3


Critérios de Desempate:

  1. Número de Vitórias
  2. Saldo de Gols
  3. Gols Marcados

Campeões

O Anderlecht é o principal campeão belga, com 34 conquistas está muito a frente de seus rivais, tem exatamente o dobro de títulos do que o segundo colocado na história, o Brugge possui 17 conquistas, embora seja o atual bicampeão.

EQUIPETÍTULOS
Anderlecht34
Brugge17
Union St Gilloise11
Standard Liege10

Curioso observar que o Union St Gilloise, ainda em terceiro no ranking venceu sua décima primeira e útima liga em 1935, quando o Anderlecht ainda não tinha nenhum título! e o St Gilloise volta esse ano a divisão principal do país.


Calendário

O campeonato belga teve sua primeira rodada jogada no dia 23 de julho de 2021 e a trigésima quarta está agendada para o dia 9 de abril.

Entre abril e maio são jogados os Playoffs que definem a temporada.


Rivalidades

O principal clássico Belga é Anderlecht x Brugge, que surgiu na década de 70 quando o Brugge começou a ter grande destaque nacional, enfrentando o domínio do Anderelecht.

Além do fator campo, existe também uma disputa entre os representantes dos holandeses (do club Brugge) com os francofonos (do Anderlecht) expondo um dos principais problemas políticos do país.

O maior campeão belga, Anderlecht tem também certa rivalidade com quem acaba de voltar a principal divisão e antigo maior campeão, o Union St Gilloise essa que foi a principal rivalidade do país na primeira metade do século passado.

O Anderlecht ainda tem uma rivalidade com o Standard de Liége.

Enquanto podemos também dizer que existe uma rivalidade do Club Brugge com o Cercle Brugge, até por serem as duas maiores equipes da cidade, e também entre o Club Brugge e o Standard de Liége.

Falando então do Standard de Liége, que já rivalizou com os 2 principais clubes do momento, rivaliza também com outro clube de sua cidade, o RFC Liége, além de rivalizar com o Sporting Charleroi.

Por fim, a equipe do Gent, tem como seu principal rival, também o Club Brugge.


Estatísticas das Últimas Temporadas

TemporadaMédia de Gols%Vitórias Mandantes%Vitórias Visitantes
2020 – 20213,1338%25%
2019 – 20202,8248%30%
2018 – 20192,9946%31%
2017 – 20182,9442%31%

Instagram:

Fique a vontade para me chamar no Instagram e trocarmos uma ideia sobre nosso trade esportivo!


Aproveite para dar uma olhada em outros posts dessa série:

🇺🇸 MLS

🇳🇴 Eliteserien

🇪🇺 Conference League

Veja o dia a dia do Trader Profissional
de graça!

Se inscreva gratuitamente e receba em primeira mão todos os artigos do Dia de Trading e as principais novidades do blog no seu email

Loved this? Spread the word


Beto Rodrigues

Sobre autor

Me chamo Beto Rodrigues, corinthiano desde uns 9 meses antes de nascer, paulistano e apaixonado por qualquer tipo de esporte. Estou no trading já há algum tempo, porém no início apenas como um hobby, e como há males que vem para o bem, foi a pandemia que me fez virar a chave e virar full. Hoje posso dizer que prefiro operar contra o tempo, o gol é minha motivação, não o desespero! Estudar, aprender, evoluir, TODOS OS DIAS!

Postagens relacionadas

Preciso Parar de Perder Dinheiro РDefini̤̣o de m̩todo de over.

Ver mais

🇩🇰Superliga Dinamarca

Ver mais

🇨🇭Super Liga Suíça

Ver mais

A volta das torcidas e o fator casa no Trading Esportivo.

Ver mais

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Se inscreva na newsletter do Dia de Trading

Recebas as atualizações dos principais conteúdo do blog, de acordo com as duas preferências de leitura. Preencha o formulário abaixo:

Veja o dia a dia do Trader Profissional
de graça!

Se inscreva gratuitamente e receba em primeira mão todos os artigos do Dia de Trading e as principais novidades do blog no seu email