Overtrading no mercado esportivo

Escrito por Beto Rodrigues

Overtrading no mercado esportivo

Definição básica: Overtrading é quando o trader passa um número excessivo de horas operando.

Escrevo esse post voltado principalmente aos que estão iniciando a jornada no mercado esportivo e sabem que a consistência e experiência para ser vencedor virá com o tempo.

É possível que você já tenha ouvido alguém falar que para uma pessoa ficar realmente boa em determinada atividade ela precisa praticá-la por 10mil horas! E com isso pode surgir um pensamento de fazer 10, 12, 14 horas de trade por dia, para que se torne uma pessoa muito forte no mercado em poucos anos. E sim, eu falei anos! Não adianta entrar achando que de uma hora para a outra se tornará no mago do mercado, exímio conhecer e extremamente lucrativo, por favor, vá devagar, não se iluda.

Por um lado tal teoria tem sua razão, pois de fato quanto mais experiente for o profissional, melhor ele saberá reagir a diversas situações que o mercado nos apresentará.

Já por outro lado, ela pode ser preocupante, pois em busca da maturidade de forma rápida, ela pode gerar o overtrading, e até se tornar um vício, isso é um fator extremamente perigoso.

Certo dia ouvi uma profissional do mercado financeiro dizendo algo, que no meu ponto de vista faz todo sentido.

O mercado te remunera pela QUALIDADE do tempo que você passa em frente a tela e não pela QUANTIDADE de horas

Com isso precisamos ter muito claro em nossa mente que precisamos ter uma estratégia, um método, pois quem realmente ganha dinheiro no mercado não é aquele que fica o dia inteiro operando e sim aquele que tem os seus métodos e vem para o mercado esperando justamente por uma oportunidade em que seu método encaixe, se der green ótimo, se der red tudo bem também, fez o certo, seguiu uma linha, não saiu caçando entradas. Certamente se repetir a mesma operação, no longo prazo será lucrativo.

Algumas estratégias que podemos ter para evitar o Overtrading

É de suma importância que tenhamos um gerenciamento de risco, precisamos estar cientes e no controle de nossa banca.

Talvez para você que está começando agora, uma dica que possa fazer sentido é instaurar um STOP LOSS para o seu mês! Viu que está perdendo muito, já entregou para o mercado mais dinheiro do que deveria, é hora de dar uma pausa! Invista o tempo que ainda lhe resta no seu mês em estudo, tem muito material disponível, evolua, se aprimore e volte no mês que vem mais preparado.

O dinheiro só virá se você vier para o mercado sabendo o que deseja fazer!

Tenha em mente que todos os dias temos jogos, você não precisa caçar uma entrada hoje, a oportunidade poderá vir amanhã.

Você já ouviu algum relato de traders que começaram muito bem o dia, foram lucrativos pela manhã e tarde e acabaram por devolver tudo a noite?

O que pode ter causado isso?

Talvez tenha se empolgado com um bom resultado, com a confiança lá no alto fez alguma entrada que não deveria. Talvez tenha sido fruto do cansaço, que o impediu de fazer uma correta leitura de jogo, então as vezes é necessário dar uma pausa, descansar e depois retornar em melhores condições.

Muito, mas muito cuidado para o trade não virar um jogo! Com isso o que você terá é aquele famoso ganha e perde! A base do trade é a estratégia, é saber o que irá fazer, é ter o seu método, caso contrário, isso tudo virará uma mera aposta!

Consequências do overtrading

Entre os diversos efeitos que o overtrading pode lhe causar podemos destacar algumas: E note que uma acaba sendo consequência de outra, ou seja, você pode entrar num ciclo que lhe trará um resultado indesejado.

  • Sono irregular
  • Desequilíbrio na saúde mental
  • Desequilíbrio na saúde física
  • Baixo desempenho
overtrading

Planejamento!

Organize seu dia! Tenha planejado em quais jogos deseja atuar, com isso você já saberá qual o horário em que estará trabalhando e também quando estará cuidando da sua vida pessoal, seja em outras atividades profissionais, seja curtindo a família, ou tirando suas horas de lazer.

Pode ser interessante também, principalmente no início de sua trajetória, operar com metas! Adotar um stop loss e também um stop gain para o seu dia.

Já escrevi nesse blog um post sobre FOCO, acredito que ele possa ser muito útil para você

Aborte do seu vocabulário a ideia de recuperar! Red não se recupera, o jogo que passou já faz parte da estatística, não deixe que ele influencie os seus próximos jogos, suas próximas movimentações, esse pode ser mais um motivo a te levar ao overtrading.

Quer trocar uma ideia sobre o trade nosso de cada dia? Só mandar uma mensagem no Instagram.

Loved this? Spread the word


Beto Rodrigues

Sobre autor

Me chamo Beto Rodrigues, corinthiano desde uns 9 meses antes de nascer, paulistano e apaixonado por qualquer tipo de esporte. Estou no trading já há algum tempo, porém no início apenas como um hobby, e como há males que vem para o bem, foi a pandemia que me fez virar a chave e virar full. Hoje posso dizer que prefiro operar contra o tempo, o gol é minha motivação, não o desespero! Estudar, aprender, evoluir, TODOS OS DIAS!

Postagens relacionadas

O LTD quando o underdog sai na frente

Ver mais

Com quantos métodos devemos começar?

Ver mais

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Se inscreva na newsletter do Dia de Trading

Recebas as atualizações dos principais conteúdo do blog, de acordo com as duas preferências de leitura. Preencha o formulário abaixo: