Falando de Major League Soccer, a MLS!

Escrito por Beto Rodrigues

Falando de Major League Soccer, a MLS!

Seguindo a ideia de falar um pouco sobre algumas ligas não tão conhecidas pelo público geral e até mesmo por nós, traders esportivos, mas cujo conhecimento pode ser muito útil na hora de analisar uma partida, sabendo exatamente o que está em jogo naquele momento. Vamos falar de MLS! 🇺🇸🇨🇦


Para quem quiser dar uma olhada, fiz outros dois artigos similares:

🇳🇴 Eliteserien, da Noruega
🇪🇺 Conference League, da Europa


A MLS é o principal campeonato dos Estados Unidos, porém assim como em outras modalidades, conta com algumas equipes, ou franquias como eles dizem, do Canadá.

Não podemos dizer exatamente que é a primeira divisão pois o formato não prevê acesso e rebaixamento, as ligas são independentes uma das outras, e os proprietários de cada franquia são os sócios da Liga.

Para entrar uma nova equipe é necessário o pagamento de uma taxa a MLS, esse valor cresce a medida que a própria liga vai crescendo, estima-se que o proprietário do Carolina Panthers (da NFL) pagou o valor de 325 milhões de dólares para ser proprietário do Charlotte FC, equipe que entrará na MLS na temporada de 2022 e tem Miguel Ramirez (ex Internacional) como treinador, e sim, ele é técnico de um time que ainda não existe! No momento treinam por lá apenas seis jogadores para manter o condicionamento físico, enquanto a franquia aguarda o draft de expansão para obter novos jogadores.

Já que falamos sobre uma nova equipe, aproveito para mencionar que também particip da expansão da Liga e tem sua entrada confirmada o St Louis City SC que participará pela primeira vez da MLS na temporada de 2023.

A equipe Sacramento Republic FC também havia sido aprovada para a expansão porém perdeu o prazo de pagamento da taxa, dessa forma a trigésima vaga segue indefinida.

Equipes

mls

Atualmente a MLS é disputada por 27 equipes, sendo 3 do Canadá e 24 dos Estados Unidos.

Elas estão divididas em duas conferências, seguindo sua localização geográfica. Atualmente temos 14 equipes na Conferência Leste e 13 equipes na Conferência Oeste.

Forma de Disputa

Durante a temporada regular, o que podemos chamar de uma espécie de primeira fase, as equipes jogam dentro da conferência. A temporada de 2020 foi a primeira em que não houve confronto entre todas as equipes da MLS.

Cada equipe disputará 34 partidas, sendo 17 em casa e outras 17 como visitantes.

Os 7 primeiros de cada Conferência se classificam para os Play-Offs, sendo que o campeão de cada garante uma vaga direta para a Semi-Final da Conferência.

Os critérios de desempate são: número de pontos (obviamente), número de vitórias e saldo de gols, nessa ordem.

Dessa forma, o segundo ao sétimo de cada lado disputam a primeira rodada dos Play-Offs, os 3 vencedores se unem ao campeão da Conferência para a disputa da Semi Final, exatamente igual no Leste e no Oeste.

A equipe que conquista o primeiro lugar geral na Temporada Regular é intitulada como campeã da Supporter’s Shield e garante vaga na CONCACAF Champions League.


O Jogo das Estrelas, muito comum nos esportes dos Estados Unidos é disputado entre uma seleção da MLS e uma equipe convidada.

Na última temporada o jogo seria contra uma seleção da Liga Mexicana, mas foi cancelado devido a pandemia, dessa forma o confronto foi adiado para a temporada 2021, será realizado em Los Angeles no dia 25 de Agosto.


Devido as restrições de viagens no Canadá, decorrentes da pandemia, as equipes canadenses estão mandando seus jogos também nos Estados Unidos.

Cada equipe escolheu uma espécie de sede para a atual temporada.

O Montreal está jogando em Fort Lauderdale.

O Toronto está jogando em Orlando.

O Vancouver está jogando em Utah.

Devemos portanto observar que tais equipes não estão contando com o apoio de seus torcedores, ao contrário dos demais.

https://youtu.be/JXPfvp39GZc

Campeões da MLS

Temos portanto dois títulos em disputa, o principal, que é denominado MLS Cup e o já citado Supporter’s Chield.

Os maiores campeões da MLS Cup são:

EquipeTítulos
LA Galaxy5
DC United4
Columbus Crew / SJ Earthquakes / Houston Dynamo / Sporting KC / Seattle Sounders2

Enquanto os maiores campeões da Temporada Regular são:

EquipeTítulos
LA Galaxy / DC United4
NY Red Bulls / Columbus Crew3
SJ Earthquakes2

Calendário

A Temporada Regular de 2021 inicou em abril e está prevista para ser encerrada no dia 7 de Novembro.

Os Play-Offs serão disputados, sempre em jogo único, a partir do dia 19 de Novembro.

A grande final, ou como é chamada, a MLS Cup está agendada para o dia 11 de Dezembro.

Rivalidade

Nesse pouco tempo de história a MLS começa a apresentar alguns clássicos, e alguns deles até taça vale!

Atlantic Cup

DC United x New York Red Bulls disputam a chamada Atlantic Cup no jogo da temporada regular. A rivalidade ganhou força a partir do momento em que Alecko Eskandarian do DC United ao comemorar um gol abriu uma lada de Red Bull e cuspiu a bebida.

Brimstone Cup

Entre Chicago Fire e Dallas FC, que tem a sua origem no nome dos clubes, já que no passado o Dallas chamava-se Dallas Burn, seria então o clássico entre o “Fogo” e a “Queima”.

Clássico da Califórnia

Aqui é mais fácil de entender o motivo da rivalidade entre LA Galaxy e San Jose Earthquakes.

Cascadia Cup

Tente entender! Esse clássico é entre três times!

São aqueles que pertencem a região de Cascadia: Vancouver Whitecaps, Seattle Sounders e Portland Timbers.

Leva a taça a equipe melhor classificada entre as três.

Derby 401

Esse é o clássico canadense, disputado entre Toronto FC e Montreal Impact, o nome 401 refere-se a nomenclatura que tem a rodovia que liga as duas cidades.

El Tráfico

Excelente nome não? Porém ao contrário do que você possa ter imaginar (e eu também) o nome refere-se ao trânsito da cidade de Los Angeles, e é um clássico novo, que surgiu com a chegada do Los Angeles FC a MLS, que tem como rival o LA Galaxy.

Hell is Real Derby

Outra nova rivalidade, já que envolve um novo partipante da MLS, o FC Cincinatti, e seu rival Columbus Crew. Trata-se de um clássico regional, já que ambos pertencem ao estado do Ohio.

O nome do clássico é o “Hell is Real Derby”, ou o Dérbi do Inferno é Real. Na estrada entre as cidades, há um outdoor na Rodovia Interstate 71 com uma mensagem muito icônica: “O Inferno é Real.”

Heritage Cup

Em português seria a Copa da Herança, e o motivo é pelas duas equipes, Seattle Sounders e San Jose Earthquakes serem equipes da antiga NASL, o derby é disputado desde 1974.

Hudson River Derby

É o clássico de Nova York, disputado desde 2015 entre New York Red Bulls e New York City, e leva o nome do rio que separa as cidades de Nova York e Nova Jersey.

De um lado o time da cidade grande, do outro, o time do subúrbio.

 Lamar Hunt Pioneer Cup

Uma justa homenagem a Lamar Hunt, um dos pioneiros a investir no esporte nos Estados Unidos.

O grupo que leva seu nome era dono de duas equipes, o Columbus Crew e o Dallas FC.

Rocky Mountain Cup

Clubes de estados vizinhos, conhecidos por suas montanhas rochosas, Colorado Rapids e Real Salt Lake City (de Utah) dividem tal rivalidade.

Texas Derby

Outro clássico regional, não seria difícil imaginar que as equipes do Houston Dynamo e o FC Dallas teriam uma certa rivalidade, assim como as equipes das mesmas cidades rivalizam na NFL.

Trillium Cup

Uma homenagem a flor do trílio, símbolo da província de Ontário (onde fica o Toronto) e também do estado de Ohio (onde fica o Columbus Crew).


Outros clássicos acabaram ficando pelo caminho, foi o caso do Florida Derby entre Miami Fusion e Tampa Bay Mutiny, já que ambas equipes deixaram a MLS.

E também o que era chamado de SuperClassico entre La Galaxy e Chivas USA, já que o Chivas também acabou por deixar a liga.

Média de Gols

Muitos dizem que a MLS sempre foi uma competição extremamente over, e as odds acabam refletindo isso! Vejamos se condiz com a realidade.

TemporadaMédia de Gols
20202,88
20193,07
20183,18
20172,92
20162,82
20152,75

Instagram:

Fique a vontade para me chamar no Instagram e trocarmos uma ideia sobre nosso trade esportivo!

Veja o dia a dia do Trader Profissional
de graça!

Se inscreva gratuitamente e receba em primeira mão todos os artigos do Dia de Trading e as principais novidades do blog no seu email

Loved this? Spread the word


Beto Rodrigues

Sobre autor

Me chamo Beto Rodrigues, corinthiano desde uns 9 meses antes de nascer, paulistano e apaixonado por qualquer tipo de esporte. Estou no trading já há algum tempo, porém no início apenas como um hobby, e como há males que vem para o bem, foi a pandemia que me fez virar a chave e virar full. Hoje posso dizer que prefiro operar contra o tempo, o gol é minha motivação, não o desespero! Estudar, aprender, evoluir, TODOS OS DIAS!

Postagens relacionadas

Under limite na série B

Ver mais

Um geral sobre a Conference League

Ver mais

O melhor método para iniciantes no under limite

Ver mais

Métodos e Gestão de Banca

Ver mais

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Se inscreva na newsletter do Dia de Trading

Recebas as atualizações dos principais conteúdo do blog, de acordo com as duas preferências de leitura. Preencha o formulário abaixo:

Veja o dia a dia do Trader Profissional
de graça!

Se inscreva gratuitamente e receba em primeira mão todos os artigos do Dia de Trading e as principais novidades do blog no seu email