Medo é falta de competência? • Dia de Trading

Medo é falta de competência?

Quem nunca entrou em um back, e quando a stake entrou no mercado sentiu medo de ter feito coisa errada?

O medo provém da possibilidade futura de que algo aconteça, essa possibilidade em algumas pessoas gera inconscientemente o pânico; o medo da perda.

É nessa hora que você vai perder o controle do seu emocional, perderá totalmente o controle da operação e ficará a deriva, nesse momento a única coisa que você pode controlar no trading, que é você, estará desgovernado indo direto ao prejuízo.

Nesse momento você já não consegue avaliar o que é bom e o que pode lhe causas maiores danos, seu emocional foi tomado pelo medo.

Falta de competências necessárias

Esse sentimento poderá causar muitos danos – que para a maioria serão irreversíveis e consequentemente a quebra de banca – também podemos chamar de: “Falta das competências necessárias”.

A falta de entendimento no que se está fazendo é o potencializador desse medo, a insegurança potencializa esse sentimento, e é nesse momento que o autoconhecimento, e acima de tudo a busca de informações sobre o tema serão fundamentais para que você consiga passar pela tempestade sem grandes danos.

Medo excessivo é falta de conhecimento?

O medo é algo que sempre irá existir, pois a certeza nunca existirá no trading, no entanto quanto mais preparado estiver, menor serão seus medos.

E como podemos resolver isso?

Ser trader é um processo longo e árduo, as lutas diárias contra esse medo serão normais no início, por isso a necessidade de se trabalhar com pouco dinheiro, pois seu medo de perder será bem menor do que a pressão de ganhar, e isso lhe dará tempo para evoluir, focar no que realmente é importante para crescer: o conhecimento.

Já a opção contrária, que seria iniciar com valores maiores, poderão lhe causar um medo excessivo de perder e o tirará totalmente do caminho do crescimento, pois seu foco será somente não perder, e isso será inconsciente, e assim o medo te guiará por esse caminho de aprendizado.

Seguindo a primeira opção com calma esses medos serão sanados aos poucos, com tempo de tela e paciência.

É importante se atentar que não é necessário um tempo extenso de preparação para iniciar, é de suma importância ter ação no meio desse preparo, só assim poderá avaliar os níveis de medo vivenciados durante o aprendizado.

O primeiro Iphone não chega aos pés do Iphone atual, o início é complicado. Muitas perdas, medo, impaciência. Todavia somente a capacitação contínua agregando conhecimento junto com as informações já obtidas, poderão te levar ao profissionalismo.

O medo é futuro. É algo que você projeta com o pior cenário, mas o agora, o que você fizer hoje, amanhã, e nos dias seguintes, serão as ações balizadores que irão te mostrar se estará no caminho correto ou não.

Atenção: fez uma entrada e sentiu medo e bloqueio? Pare e reflita o que precisa ser feito, alguma coisa precisa melhorar. Talvez o conhecimento do mercado, talvez o valor da stake, talvez o conhecimento dos times, da competição, não sei, somente você poderá sentir o que te falta.

Busque melhorar sua capacitação e irá perceber aos poucos que nas mesmas entradas esse seu sentimento ficará mais ameno e isso será um ótimo sinal de evolução ao longo do tempo.

Nos apegamos demais a evolução da banca, mas aí fica uma dica, quer ser um profissional de sucesso aqui? Foque em você primeiro, nos seus sentimentos, controle você primeiro.

Crescimento de banca será a consequência de um trabalho emocional bem executado.

Você é o principal fator de crescimento. Valor monetário só te acompanhará!

Veja o dia a dia do Trader Profissional
de graça!

Se inscreva gratuitamente e receba em primeira mão todos os artigos do Dia de Trading e as principais novidades do blog no seu email

Sobre Paulo Rodrigues

Me chamo Paulo Rodrigues, mais conhecido como PC, corintiano de nascença, conheci o trading em meados de 2015. Iniciei minha caminhada basicamente nos overs, com o tempo fui aperfeiçoando as entradas nesse mercado e migrando aos poucos para o match odds, hoje trabalhando basicamente nesses dois mercados. Uma dica? Foque na única coisa que você pode controlar no trading, VOCÊ!

7 comentários

  1. Alexandre Neri

    Boa PC, excelente texto! O medo sempre é o caos dos despreparados independente da área que a pessoa atua!! Abraço e Sucesso!!

  2. Alexandre Sebold Kuiawski

    Boas PC! O medo que temos de sentir uma dor emocional nos afeta tanto ao sairmos de uma posição de maneira precipitada, impedindo assim, obtermos retorno nos nosso trades, quanto inversamente, ao permanecermos em uma posição por um tempo demasiado longo com medo de perdermos um possível lucro eminente que no final não se concretiza e realmente perdemos nosso investimento.
    Parabéns pelo texto. Boa lição!

  3. Parabéns pelo texto, PC. Sempre traz um conteúdo de muito valor. Você é fera!

  4. Pois é, em trading (seja esportivo ou em ações) é importante controlar o medo. O medo no fundo é de perder dinheiro. Mas perder dinheiro faz parte da operação de trading. Então é importante, ao perder, evitar o sentimento de culpa. Algumas formas de se fazer isso é: 1. Canalizar a frustração em ações que podem melhorar sua técnica/competência para estar mais perto de ganhar do que perder no futuro; 2. Usar a perda como experiência para observar situações semelhantes e; 3. se perder faz parte do jogo, tem que fazer parte do seu planejamento – ou seja, é necessário planejar que vai ganhar em algumas entradas e perder em outras. Trading não é futebol pra ser campeão invicto. 😉

  5. Obrigado PC, excelente texto vou aprender muito contigo. Parabéns.

  6. Johann Nogueira

    Bacana! Acredito que, a longo prazo, apenas os autocríticos sobrevivem no mercado: aqueles capazes de parar e analisar os porquês de cada reação, de cada resposta emocional e de cada ato impensado no mercado.

  7. Ótimo texto…
    O emocional mal ajustado corrói todo crescimento que fora feito de banca,conhecimento técnico e gestão.Essa Apuração do Emocional,creio eu, é o mais difícil de se concretizar.É uma luta diária de autocontrole.
    Estamos na Luta…….

    Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja o dia a dia do Trader Profissional
de graça!

Se inscreva gratuitamente e receba em primeira mão todos os artigos do Dia de Trading e as principais novidades do blog no seu email