NBA: Over / Under – média de pontos

Escrito por Beto Rodrigues

NBA: Over / Under – média de pontos

Mais um post sobre metodologias para operar em trade na NBA! Volto a salientar que ainda não validei nenhum método, são apenas ideias iniciais que fui buscando, para iniciar os trabalhos e poder validar ao menos um método durante a atual temporada.

Esse em específico precisa de um número mínimo de jogos já realizados por uma determinada equipe para poder ser colocado em prática, uma vez que ele faz uso da média de pontos obtidos durante a temporada.

Média de Pontos

Para iniciar essa análise precisamos obter as médias de pontos obtidos e concedidos pelas duas equipes.

Essas informações podem ser facilmente obtidas no portal da ESPN voltado para a NBA, que pode ser acessado aqui.

Basta selecionar a partida no calendário e clicar sobre ela, onde aparecerá o menu Resumo.

Abriremos assim a página da partida que desejamos analisar, onde podemos obter uma série de informações importantes, entre elas as médias de pontos das equipes, que destaquei com marca texto amarelo.

media de pontos

Pois bem, teremos portanto o quanto aquele ataque costuma produzir, e também o quando sua defesa costuma conceder, eu gosto de fazer uma média entre o ataque do mandante e a defesa do visitante, e vice-versa.

Nesse exemplo vemos que o Atlanta Hawks possuem média de 124,7 pontos anotados, enquando a defesa dos Nets concedem em média 104,0 pontos, ou seja, teremos uma média de 114,35 pontos.

Enquanto na outra cesta temos uma média de 115,8 pontos marcados por Brooklyn e 112,0 pontos concedidos pelos Hawks, uma média portanto de 113,9 pontos.

Com apenas essas 4 médias obtidas no site eu consigo alimentar uma tabela que mostrará uma previsão baseada nessas médias de pontos, veja a seguir.

Note que na média, esperamos que os Nets convertam 113,90 pontos (como podemos observar na última linha) e os Hawks 114,35.

Essas médias eu simplesmente dividi por minuto (sem colocar nenhum peso até então sobre maior pontuação num determinado momento da partida, talvez essa seja uma evolução do método, com o tempo saberemos). E com isso teremos a pontuação média esperada por uma equipe num determinado momento do jogo, seja no fim de um quarto, ou seja a qualquer minuto da partida, basta acompanharmos linha a linha.

Criei também colunas para que possamos acompanhar minuto a minuto o andamento da partida, simplesmente anotando a pontuação das equipes a cada minuto de jogo, vejamos:

Simulação de pontos

Note que as células num tom alaranjado são as únicas que necessitam ser alimentadas.

Fiz uma breve simulação de pontos do primeiro quarto dessa partida, enquanto a média de pontos previa um primeiro quarto com bastante equilíbrio, já que uma equipe teria em média 28,48 pontos contra 28,59 da outra, em nossa simulação o quarto acabou 27-32. A coluna seguinte calcula o total de pontos.

Finalizando nossas ilustrações, o mais importante, os gráficos que são construídos automaticamente a partir do momento que a partida caminha e os placares são atualizados.

Nesses três gráficos poderemos identificar com facilidade se uma equipe está atuando acima ou abaixo da média prevista.

No primeiro deles seria o desempenho total, ou seja, a soma das duas equipes. No segundo gráfico relatamos apenas o desempenho do mandante, enquanto no terceiro a pontuação do visitante.

Como não fizemos nenhuma ponderação sobre os momentos em que cada equipe pontua mais ao longo da partida, a projeção de pontos, em tracejado nos gráficos, é linear. Enquanto a linha sólida se refere a pontuação real da equipe na partida.

Pois bem, tendo em sua frente uma linha tracejada, onde se espera que a pontuação esteja naquele momento, e uma sólida, onde realmente está, é extremamente fácil analisar se a equipe está acima ou abaixo da média, e a tendência será que ela retorne a média, com isso podemos operar nosso trade!

Muita atenção ao termo utilizado: TENDÊNCIA!
Nada é uma verdade absoluta, se não teríamos encontrado o potinho de ouro no fim do arco-íris. É algo que esperamos que venha a acontecer, podemos até dizer que é o mais provável, e com isso poderemos ter valor esperado positivo!

Repito que é uma teoria, o método precisa ser validado e lhe convido a validar junto comigo durante essa temporada.

Exemplo Real

Vou mostrar pra vocês um gráfico que construi na última temporada atuando no jogo entre Chicago Bulls e Miami Heat.

Vejam que interessante!

OVER: no primeiro gráfico notamos que a linha do over sempre ficou abaixo do esperado, e o que aconteceu no final? ela deu uma reagida, voltou a linha da média e encerrou até um pouco acima.

CHICAGO BULLS: Essa é clara! Note como os Bulls pouco produziam durante a partida, sempre bastante abaixo da média esperada, e veja a reação no final do jogo.

MIAMI HEAT: Por outro lado o Heat abriu bao vantagem, pois pontuava bem, acima do que se esperava, e do fim do meio do terceiro quarto em diante foi voltando a sua média!

Gostou? Lhe convido a debater o tema, vamos trabalhar juntos e tentar desenvolver um método muito bacana para que possamos lucrar nos jogos da NBA!

Comente abaixo e fique a vontade para me chamar no Instagram.

Veja o dia a dia do Trader Profissional
de graça!

Se inscreva gratuitamente e receba em primeira mão todos os artigos do Dia de Trading e as principais novidades do blog no seu email

Loved this? Spread the word


Beto Rodrigues

Sobre autor

Me chamo Beto Rodrigues, corinthiano desde uns 9 meses antes de nascer, paulistano e apaixonado por qualquer tipo de esporte. Estou no trading já há algum tempo, porém no início apenas como um hobby, e como há males que vem para o bem, foi a pandemia que me fez virar a chave e virar full. Hoje posso dizer que prefiro operar contra o tempo, o gol é minha motivação, não o desespero! Estudar, aprender, evoluir, TODOS OS DIAS!

Postagens relacionadas

Preciso Parar de Perder Dinheiro – Definição de método de over.

Ver mais

🇩🇰Superliga Dinamarca

Ver mais

🇨🇭Super Liga Suíça

Ver mais

A volta das torcidas e o fator casa no Trading Esportivo.

Ver mais

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Se inscreva na newsletter do Dia de Trading

Recebas as atualizações dos principais conteúdo do blog, de acordo com as duas preferências de leitura. Preencha o formulário abaixo:

Veja o dia a dia do Trader Profissional
de graça!

Se inscreva gratuitamente e receba em primeira mão todos os artigos do Dia de Trading e as principais novidades do blog no seu email