Passando a Régua: Março 2021

Escrito por Beto Rodrigues

Passando a Régua: Março 2021

Não tivemos um mês brilhante como janeiro, mas também não tivemos um mês estagnado como fevereiro. O mês de março 2021 apresentou dias de red logo no seu início que me levou a analisar friamente os dados e tomar alguma decisão. Acabei optando por abrir mãe de lucros maiores para que dessa forma evitasse também maiores reds, ou seja: segui o caminho da cautela para tentar uma regularidade maior no desenrolar do mês.

Algo que me assustou no início foi o número de dias fechados em red. Lembrando que tanto em janeiro quanto em fevereiro eu finalizei o mês com 4 dias no negativo. Esse mesmo número eu alcancei no dia 8 de março, foi o sinal de alerta, já no dia 10 veio o quinto, e por isso a pausa para análise se fez extremamente necessária.

março 2021

Pelo gráfico fica evidente que a mudança foi importantíssima e colocou os resultados em uma boa rota, tive após isso apenas um dia com um red considerável, que foi quando tomei o gol da seleção chilena em amistoso contra a Bolívia, e o outro red foi bem reduzido no último dia do mês.

Após um começo muito bom, tendo em vista que o primeiro dia do mês foi o melhor de março inteiro, sofri uma sequência negativa que me levou pro red acumulado, foi o momento da mudança e a curva se inverteu, recuperei o patamar anterior por volta do dia 14 e cheguei ao ápice do resultado nesse março 2021 no dia 25, conseguindo finalizar perto dele, próximo aos 200% de lucro sobre a stake.

Vale lembrar que passamos por uma longa data Fifa no final do mês, período em que muitos traders até passam dias sem operar, enquanto outros acabam diminuindo a carga de trabalho, sem dúvida meu resultado deu também uma diminuída nesses dias, e fez com que a curva do resultado acumulado praticamente lateralizasse nessa reta final.

Números do trabalho

Dias úteis

Novamente trabalhei praticamente durante todo o mês, teve apenas um dia de folga, o dia 28, e os outros 30 dias de trabalho, claro que em alguns deles com uma carga horária reduzida para que eu possa ter tempo também para minha filha. Dos 30 dias trabalhados 23 finalizei em green e 7 em red, note que foi meu pior mês se analisarmos friamente apenas esses números.

A grande diferença foi a abordagem e a forma como principalmente esses reds pesaram no meu resultado. Se em fevereiro 4 dias de red fizeram o mês acabar no 0x0, agora em março 2021 7 dias de red ainda me permitiram beirar duas stakes de lucro.

Jogos e Mercados

Nesse mês de março 2021 cheguei a marca de 320 jogos trabalhados, obviamente isso não quer dizer que assisti na íntegra 320 jogos e cada um de uma vez, seria inviável, mas ao todo cliquei em 320 jogos, uma média de 10,67 por dia trabalho. Média essa superior a obtida no mês passado (9,21).

Já quando analisamos o número de mercados, o número chegou a 490, o que me deu uma média de 16,33 mercados trabalhados por dia de trabalho, um crescimento alto (18%) em relação a fevereiro, quando a média foi de 13,75.

Fazendo agora uma análise subjetiva, eu acredito que tal crescimento tenha se dado também pela cautela adotada, o que me fez ficar menos tempo exposto em cada situação. Menos tempo exposto em cada mercado me faz aumentar o número de mercado a se trabalhar no dia, se o saldo foi positivo, foi uma boa decisão.

Resultado Diário

No mês de fevereiro eu apresentei essa tabela aqui no meu Passando a Régua, e ela tem sido meu guia durante todo o mês, sempre que planilho os jogos do dia eu dou uma olhada nessa tabela especificamente para ver um resumão de como foi o dia e a comparação com os demais, podendo observar portanto algumas sequências.

Nessa análise eu consigo identificar certas bads runs emuma determinada estratégia, e tentar me portar melhor para evitar que ela se prolongue e afete meus resultados.

Um ponto que eu identifiquei nessa análise foi relacionado a Técnica dos Baldes, veja que tive um excelente início de mês com ela, até o dia 19 de março eu a havia aplicado em 8 dias e todos eles finalizando em green, porém do dia 20 em diante, foi aplicada no mesmo número de dias, e obtive 7 dias em red e apenas 1 em green.

Aqui temos um exemplo de uma bad run em uma das estratégias, e se fez necessária uma análise para saber identificar melhor o tipo de jogo e situação em que deveria aplicá-la, tentar identificar os erros em busca da melhoria.

Estratégias

Foi o primeiro mês em que utilizei a técnica dos baldes, e o resultado que ela me apresentou foi extremamente satisfatório. Peguei um alto número de gols, o que fez com que ela fosse a segunda melhor estratégia do mês de março 2021, atrás apenas do Ajuste, que tem sido a melhor desde o início do ano.

Técnica dos Baldes

Vamos falar um pouco mais sobre ela então.

Foram 29 entradas, com uma assertividade de 37,93%, note que a taxa de assertividade é MUITO inferior as demais estratégias que tenho utilizado, porém ainda assim o resultado é positivo, pois quando alcançamos nosso objetivo e pegamos o gol, o resultado financeiro é muito superior em número absoluto, ao valor negativo quando o gol não vem.

Das 29 entradas eu obtive 11 greens, sendo que desses, 9 foram por gols feitos no final da partida.

Meu pior resultado foi de apenas -0,22% na partida entre Feirense e Acadêmico Viseu. Baixos reds e altos greens, uma combinação bastante importante, uma boa seleção de jogos faz com que essa se torne uma estratégia muito lucrativa.

Ajuste

Não posso finalizar março 2021 sem falar da estratégia que mais me paga. Preciso colocar os números do ajuste até para termos uma base de comparação com os meses anteriores, então vamos a eles.

O ROI diminuiu em relação ao mês anterior, sem dúvida devido a decisão de reduzir também a minha exposição no mercado pela cautela adotada. O número agora foi de 0,86% contra 1,88% de fevereiro. Uma redução monstruosa, que assumo que até me assusta agora quando paro para observar esse número, talvez eu precise buscar um equilíbrio melhor, ajustar minha cautela para otimizar os ganhos.

O número de entradas cresceu muito, de 181 para 262.

Algo que também não me agrada é a % da stake média por entrada. Esse número deveria se aproximar de 100, porém como em muitas partidas trabalhadas não tínhamos grande liquidez ficamos em dois terços disso, contra 73% do mês anterior.

A taxa de assertividade cresceu um pouco e passou dos 90%, excelente número, bastante próximo aos 89,50% do mês passado.

Os resultados ruins vieram da Ucrânia e das partidas femininas, porém o número de jogos nessas ligas foi bem reduzido, então um gol tomado afetou bastante, levando a coluna lá pra baixo.

Um dia ruim no ajuste sem dúvida alguma equivale a um dia ruim no global de todas as estratégias.

Esse gráfico me chamou a atenção por um simples motivo: pela primeira vez o resultado em jogos de favoritos foi superior ao de jogos em partidas equilibradas.

Conclusões Março 2021

O mais importante de toda e qualquer análise é saber o que concluir e direcionar o seu trabalho para otimizar os resultados. Março 2021 foi um mês atípico, onde eu mudei o rumo no meio dele e não aguarde seu término para tal análise.

Concluo que embora eu não tenha obtido o resultado esperado de 3 a 4 stakes, o fato de ter alterado o meu modo de operar, reduzindo a exposição, para reduzir os reds embora me comprometa parte dos greens, foi uma decisão acertada. Ao observar que eu estava com um acumulado negativo no dia 10, posso concluir facilmente que do dia 11 em diante consegui 2 stakes de lucro, logo se o mesmo tivesse sido aplicado até o dia 10 eu teria passado das 3 stakes desejadas.

Decido portanto manter essa posição e traço como meta para Abril buscar as 3 stakes de lucro, acredito que seja extremamente possível mesmo com exposição reduzida.

Finalizamos portanto a análise de Março 2021, agradeço a todos que me acompanham e vamos fortes para Abril. Fiquem a vontade para comentar tanto aqui quanto também no Youtube do Dia de Trading ou enviar uma mensagem no meu Instagram.

Loved this? Spread the word


Beto Rodrigues

Sobre autor

Me chamo Beto Rodrigues, corinthiano desde uns 9 meses antes de nascer, paulistano e apaixonado por qualquer tipo de esporte. Estou no trading já há algum tempo, porém no início apenas como um hobby, e como há males que vem para o bem, foi a pandemia que me fez virar a chave e virar full. Hoje posso dizer que prefiro operar contra o tempo, o gol é minha motivação, não o desespero! Estudar, aprender, evoluir, TODOS OS DIAS!

Postagens relacionadas

Em Busca da Consistência – Dia 11 e 12/06/21 #020

Ver mais

Bom back no Flamengo, Boa exposição na Holanda e remontada do Paraguai.

Ver mais

Em Busca do Under Limite – 11 de Junho

Ver mais

Em Busca do Under Limite – 10 de Junho

Ver mais

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Se inscreva na newsletter do Dia de Trading

Recebas as atualizações dos principais conteúdo do blog, de acordo com as duas preferências de leitura. Preencha o formulário abaixo: