Passando a Régua: Maio 2021

Escrito por Beto Rodrigues

Passando a Régua: Maio 2021

Não tenho como fechar esse mês de maio extremamente satisfeito com o resultado obtido! Para quem tem me acompanhado aqui no Dia de Trading, sabe que tenho adotado uma postura um tanto quanto cautelosa, reduzindo o número de reds, mesmo que para tal seja necessário abrir mão de altos ganhos percentuais.

Com essa ideologia de ganhar pouco porém ganhar sempre busco alcançar minha meta de 3 stakes de lucro no fim do mês, e agora em Maio 2021 não só alcancei como extrapolei a meta, por muito pouco não foi meu melhor mês como trader quando analisamos em termos percentuais, mas foi o melhor em termos financeiros, muito bom o trabalho feito em Maio 2021.

Algo que gosto muito de analisar são os dias, ou sequências negativas, e nesse mês essa sequência veio na última semana, e sei muito bem o motivo dela: psicológico! Cheguei a fazer um posto sobre o que estava ocorrendo naquele momento (veja aqui), fora isso foi um mês muito tranquilo, com reds completamente administráveis, o que colaborou muito para o resultado final.

Foi o primeiro mês que trabalhei por inteiro dividindo a estratégia de ajuste em duas modalidades: Ajuste e Equipe Ajuste. Ou seja, antes eu trabalhava somente o mercado de empate, o qual classificava a estratégia como Ajuste, e passando a trabalhar também no mercado das equipes criei essa variante. Com o mês completo trabalhando ambas temos números para comparar as situações e traçar melhor nosso caminho para os próximos meses.

Maio 2021

Conquistas

Cada conquista deve ser comemorada, e ao longo desse mês tive a honra de ser convidado pela equipe do Clube da Aposta e do EV+ para ser agora um TUTOR no nosso ambiente de trabalho.

Vejo como uma promoção dentro do Discord, fruto do trabalho que venho realizado e muito feliz com o RECONHECIMENTO, deixo aqui novamente o meu muito obrigado a toda equipe.

Com o novo cargo, vem novas responsabilidades, me sinto na obrigação de ajudar cada novo aluno que aparece no discord, tentando passar um pouco do conhecimento e experiência que tenho adquirido a cada dia trabalhando com esse time.

Números do Trabalho

Dias úteis

O resultado vem a partir de uma série de fatores, entre eles podemos destacar esforço e dedicação, e sinceramente eu posso afirmar que itens não estão faltando na minha vida profissional, Maio 2021 foi mais um mês em que eu operei em 100% dos dias. Todo dia foi dia útil para mim como trader.

Isso quer dizer que eu só fiz isso o mês inteiro? Claro que não. A profissão de trader nos traz responsabilidades mas nos traz também algumas vantagens, como por exemplo a liberdade de agenda. Somos perfeitamente capazes de nos organizarmos a ponto de agendar os jogos e horários em que estaremos nos dedicando ao mercado. Sendo assim eu trabalhei todos os dias, mas não todo o dia todos os dias, se é que dá para entender!

Isso também não significa que para você ter sucesso nessa jornada precisará atuar todo santo dia. Claro que você precisará se dedicar, mas é possível sim tirar seus dias de folga, faça como preferir e como encaixar melhor em sua rotina.

Nesse Maio 2021, dos 31 dias operados, eu fechei 4 dias em red e portanto 27 dias em green. Número que tem se mantido dentro de um padrão, exceto fevereiro onde tive uma sequência inicial bastante ruim e precisei rever alguns conceitos.

Jogos e Mercados

Esse número também tem se mantido dentro de uma média, algo que me deixa inclusive bastante satisfeito, mostra que realmente tenho feito um trabalho CONSISTENTE, não só em resultados, mas na forma de trabalhar como um todo, e vemos cada vez mais que a consistência no resultado final é simplesmente fruto da consistência do que você faz no dia a dia.

Em maio de 2021 eu operei em 348 jogos, número recorde, porém não muito acima dos 322 de abril ou dos 320 de março, foram portanto uma média de 11,22 jogos por dia contra 10,67 jogos por dia trabalhados no mês anterior.

Agora quando falamos de mercados, o número, também recorde, chegou a 549, obtendo portanto uma média de 17,71 mercados trabalhados por dia. Como base de comparação, em abril a média foi de 17,77 mercados/dia. Agora você entendeu o que eu quis dizer com TRABALHO CONSISTENTE ?

Esses números me motivam demais, é imensamente prazeroso olhar pra trás, num passado nada distante, estou falando coisa de um ano atrás e ver a evolução que estou tendo como trader profissional, e caso você esteja começando agora sua jornada, não desista! Com o seu esforço, o resultado virá para você também.

Resultado Diário

Esses dias eu me peguei pensando que fazia tempo que não tentava algo na técnica dos baldes, e agora notei que realmente só fiz um único dia em Maio 2021, deu errado e praticamente abortei a missão. Não está totalmente descartada do meu trade, pois quando bem feita é lucrativa, posso voltar a utilizar a estratégia agora em Junho.

Estratégias

Foquei muito no que estava dando certo, o resultado não poderia ser diferente: deu certo!

Mas não fico tranquilo com o baixo resultado, inclusive negativo, com que fechei a estratégia do intervalo, que em outros meses foram produtivas, terei que fazer uma análise sobre ela.

Intervalo

Perfeitamente normal ter começado mal o ano na estratégia, eu estava a estudando ainda, tentando identificar as oportunidades e a melhor forma de entrar e sair do mercado, tudo passa por um período de aprendizado. A partir de então os resultados sempre foram melhorando, até que chegou Maio 2021 e eu fechei novamente no vermelho.

O número de entradas (55) foi inferior ao do mês anterior (81) talvez por ver que não estava funcionando bem, eu fui reduzindo a mão, tentando utilizar menos dessa estratégia ao longo do mês.

A assertividade baixou muito! Fechei Maio 2021 com 61,82%, uma queda muito brusca quando compararmos com os 82,72% do mês anterior.

Aqui eu já consigo analisar onde o mercado não estava se comportando como eu esperava, nas ligas alemãs. Note que nelas fiquei com 11% de red, enquanto no total 10%, ou seja, tirando as ligas da Alemanha, o resultado já teria ido para o positivo. Preciso me atentar um pouco mais nos jogos da Alemanha assim que as ligas retornarem.

Ajuste

Vamos analisar agora a campeã. Mesmo passando dividir a estratégia com a Equipe Ajuste, a tradicional segue em primeiro lugar.

Sozinha nesse mês de Maio 2021 ela já me rendeu a meta total do mês, 300% sobre a stake de trabalho, resultado sensacional!

Entre os países de destaque nos resultados do Ajuste surgem a Espanha e a Romênia, é bem verdade que a Romênia aparece aqui devido a um jackpot que veio no final do mês, enquanto na Espanha o resultado é fruto de um número maior de jogos.

Na sequência vem a Itália, que quando analisamos os dados do ano como um todo segue na liderança, seguida pelo Brasil.

Depois de dois meses onde os jogos dos favoritos me trouxeram os melhores resultados, agora as partidas equilibradas voltaram a apresentar números superiores, não que os favoritos tenham caído, inclusive subiram de 122% para 126%, mas o crescimento das partidas equilibradas foi ainda superior, chegando a 161% da stake de lucro contra 89% do mês passado.

Um último gráfico ainda sobre o Ajuste, mostra uma disparidade grande e uma informação bastante pertinente! Trabalhar em jogos onde o empate está entre 4 e 6 tem apresentado bons resultados. Mas aqui fica uma dica para mim mesmo, preciso destrinchar um pouco melhor esse range de odds.

Analisando agora os números da estratégia em Maio 2021.

No mês passado eu fiz uma tabela comparando minha assertividade na estratégia, o que me deixou satisfeito pois os números sempre apresentaram uma crescente. Vejo que cheguei agora a um índice de 91,74% mantendo minha melhora, algo excelente!

É obvio que em algum momento esse número vai parar de crescer, chegar ao seu ápice, e o desafio será mantê-lo nesse patamar, acredito que eu já me encontre muito próximo disso, se é que já não cheguei.

Janeiro87,66%
Fevereiro89,50%
Março90,46%
Abril91,53%
Maio91,74%

Quanto ao número de entradas, número se manteve constante, foram 242 entradas agora em Maio 2021 contra 248 de Abril.

Outro índice que eu julgo como importantíssimo, pois imagino que ele possa ser um fator limitando ao meu crescimento de stake é o índice que me mostra a porcentagem média que tem sido correspondida pelo mercado.

No mês passado eu obtive 73%, subi 10% minha stake e tal índice reduziu 4 pontos percentuais, chegando a 69%. Como aumentarei novamente minha stake para junho em mais 10%, terei um grande desafio de manter essa % média.

Ajuste Equipe

Começando pelo índice de assertividade que é fundamental para o sucesso da estratégia. Confesso que até me surpreende um índice alto, 86,64% no caso, por ser uma variação nova, apenas o primeiro mês completo em que trabalho com ela, mas creio que esteja no mesmo caminho da original e pode crescer pouco a pouco.

Quanto a porcentagem da stake média correspondida obtive 67%, número bastante similar aos 69% utilizando o mercado de empate, tudo dentro de uma normalidade por aqui.

Quanto aos países foi a Inglaterra que se destacou, notando que a Alemanha que apresentou bom resultado no empate, aparece bem aqui também.

Fatos negativos também precisam ser analisados, e muito mais que os positivos pois preciso corrigi-los. Note que no gráfico do ajuste ao empate eu praticamente não tive resultados negativos, enquanto aqui, nas ligas da América (competições continentais) e da Suécia, os números não estão bons.

Vejam outro gráfico que muda muito em relação ao mercado do empate. Se lá a faixa de odds entre 4,0 e 6,0 tem imenso destaque, aqui ela aparece entre as últimas, quase num 0x0.

Por fim, e extremamente importante, analiso esse gráfico! Trabalhando no mercado das equipes, jogos de equipes equilibradas não me favorecem!

Decisões para a sequência do trabalho

Observando esse último gráfico eu já tiro uma conclusão importante: Se estou trabalhando em confrontos equilibrados, minha maior atenção deve ser dada ao mercado do empate, pensando no mercado das equipes na sequência, e o contrário quando a partida for entre equipes consideradas superfavoritas.

Stake: como já mencionei anteriormente, vou repetir a estratégia e subir mais 10%. Acredito que me adaptei bem a última subida, não senti o emocional, e consegui trabalhar com ela no mercado da mesma forma, sendo assim, claro que nosso objetivo é sempre ganhar um pouco mais.

Alteração importante:

Vejo que as duas estratégias principais equivalem a mais de 90% do meu resultado, o que eu devo fazer então?

  1. Seguir com elas, obviamente
  2. Estudá-las mais afundo para poder aprimorar ainda mais!

Sendo assim, a partir de Junho vou destrinchá-las um pouco mais. Dessa forma irei dividir a estratégia ajuste em duas:

  1. Lay Empate Ajuste
  2. Back Empate Ajuste

E o mesmo farei com a Equipe Ajuste

  1. Lay Favorito Ajuste
  2. Back Favorito Ajuste
  3. Lay Underdog Ajuste
  4. Back Underdog Ajuste

Ou seja: daquela estratégia inicial, surgiu uma variação, e agora elas se ramificam em seis.

Obviamente na hora de comparar os números precisarei fazer a soma, mas acredito que agindo dessa forma eu conseguirei melhorar cada detalhe e me especializar ainda mais na estratégia que me deu um excelente resultado em Maio 2021.

Agradeço a todos vocês que acompanham o meu trabalho, convido novamente a comentar tanto aqui quanto também no Youtube do Dia de Trading ou enviar uma mensagem no meu Instagram.

Loved this? Spread the word


Beto Rodrigues

Sobre autor

Me chamo Beto Rodrigues, corinthiano desde uns 9 meses antes de nascer, paulistano e apaixonado por qualquer tipo de esporte. Estou no trading já há algum tempo, porém no início apenas como um hobby, e como há males que vem para o bem, foi a pandemia que me fez virar a chave e virar full. Hoje posso dizer que prefiro operar contra o tempo, o gol é minha motivação, não o desespero! Estudar, aprender, evoluir, TODOS OS DIAS!

Postagens relacionadas

Um trader de under limite – 13 Jun

Ver mais

Susto na Eurocopa, gol tomado na Serie B, um dia que trabalhei mal.

Ver mais

Trade Nosso de Cada Dia: 11 e 12 Jun

Ver mais

Em Busca do Under Limite – 09 de Junho

Ver mais

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Se inscreva na newsletter do Dia de Trading

Recebas as atualizações dos principais conteúdo do blog, de acordo com as duas preferências de leitura. Preencha o formulário abaixo: