Inteligência Emocional e o Trader Esportivo

Escrito por Israel Gomes

Inteligência Emocional e o Trader Esportivo

inteligência emocional

A inteligência emocional é cada dia mais estudada e determina a maneira como nos relacionamos com as pessoas e como nos comportamos em diferentes situações, seja no trabalho ou no convívio familiar, podendo definir se seremos bem-sucedidos profissionalmente ou mesmo se teremos relacionamentos sólidos e harmoniosos com familiares e amigos. Enfim, pode determinar nossa felicidade.

No trader esportivo, a inteligência emocional é mais importante do que o próprio conhecimento sobre a bolsa esportiva. Quem tem experiência em operar certamente conheceu traders com muito conhecimento de mercado, mas que não conseguiram chegar à lucratividade. Por outro lado, pessoas sem tanto conhecimento, mas emocionalmente equilibradas, chegam com maior facilidade à lucratividade.

Não quero dizer que é dispensável ter elevado conhecimento sobre o trader esportivo. Certamente é importantíssimo estudar e aperfeiçoar métodos, mas afirmo que uma pessoa emocionalmente desequilibrada não terá sucesso nesse mercado, enquanto alguém equilibrado com conhecimento mediano pode alcançar bons resultados.

Por isso tenho a convicção que o melhor caminho para iniciar no trader esportivo é fazer uma autoavaliação e identificar a maneira como lida com as emoções diante das adversidades naturais da vida, pois quando vamos para o mercado essas sensações emocionais são potencializadas, já que estará em jogo algo muito importante, o dinheiro.

Levando em consideração a inteligência emocional e sua importância para o trading esportivo, neste artigo e nos próximos, irei apresentar exercícios mentais que podem ajudar a controlar nossas ações diante do surgimento das emoções durante as operações.

Autoconsciência e o Trader Esportivo

A autoconsciência, resumidamente, seria a compreensão de como reagimos diante das nossas emoções. Mas compreender somente como agimos não é suficiente, para evoluirmos e termos uma melhor inteligência emocional, precisamos também avaliar se nossas ações são as melhores diante de uma determinada emoção, exercitando nosso cérebro para agirmos de forma eficiente nas próximas situações em que uma mesma emoção for despertada.

Levando em consideração a autoconsciência, vamos relacionar exercícios que podem melhorar o desempenho de um Trader Esportivo.

1 – Não julgar as emoções

Exemplo: ao sentirmos raiva diante de um gol contra a nossa posição, não devemos julgar se esse sentimento é bom ou ruim, mas simplesmente buscar entender algo importante ante o ocorrido. Porque quando pensamos na emoção em si, perdemos o foco em entender se a entrada foi feita corretamente, ou se o método utilizado necessita de ajuste. Ao ficarmos pensando demasiadamente no que estamos sentindo, deixamos que as emoções tomem conta e nos distanciamos de ações racionais e assertivas.

2- Identificar a situação que te leva a sentir determinada emoção

Exemplo: durante uma “bad run” (série de entradas perdedoras), o sentimento de frustração pode levar um trader a desrespeitar seus métodos ou a gestão de banca (percentual da banca predeterminada para entradas). A desobediência aos métodos e a gestão de banca levam certamente a perca financeira, então sabendo que o sentimento de frustração desencadeia ações erradas, uma das formas de evitar o cometimento desses erros seria parar de operar no dia ou por alguns dias, até que a emoção que propaga as ações incorretas, cesse.

3- Enfrente suas emoções

Exemplo: no exemplo anterior, em que um trader esportivo esteja passando por uma “bad run”, ele pode enfrentar o sentimento de frustração e além de parar com suas operações por um dia ou alguns dias, simplesmente continuar operando obedecendo seus métodos e a gestão de banca, entendendo que percas no mercado de renda variável fazem parte, sem deixar que a emoção o distancie daquilo que predeterminou. Essa consciência é inerente a traders mais experientes, que já identificaram suas fraquezas emocionais e as superaram.

4- Saber o que costuma irritar

Exemplo: ao ter como método o back (aposta a favor) ao melhor em campo quando um time pressiona o adversário, o trader acaba tomando o gol contra a sua posição em um contra-ataque, levando-o ao estado de ira. Sabendo que situações como esta lhe irritam, cabe ao trader entender que essa situação é improvável, mas possível dentro de um jogo, e não deixar-se consumir pela emoção, determinando a ação correta para todos os momentos que isso acontecer.

5- Observação de si mesmo

Com o tempo de mercado somos capazes de identificar todos os momentos em que as emoções nos fazem agir. Com a experiência de observar todas as atitudes que tomamos diante do despertar de uma emoção, seremos capazes de aperfeiçoar as ações corretas e inibir as incorretas. Podemos inclusive observar se nossas características emocionais nos deixam mais confortáveis em trabalhar a favor do tempo (quando apostamos em algo que está acontecendo) ou contra o tempo (quando apostamos em algo que acreditamos que acontecerá), essa simples percepção pode definir se seremos lucrativos ou perdedores ao longo do tempo.

6- Diário das emoções

Ao anotarmos todas as emoções que surgem em decorrência de um acontecimento no mercado, identificamos momentos semelhantes e ações recorrentes que podemos interpretar como lucrativas ou não, facilitando o aperfeiçoamento das entradas posteriores. Ao realizarmos um diário de nossa atuação na bolsa esportiva, teremos material suficiente para identificarmos erros em nossas entradas e melhorarmos nossos métodos ou mesmo eliminar métodos não lucrativos.

7- Não deixe que o desânimo lhe faça parar

Há momentos que uma sequência de “reds” (percas no mercado) ou mesmo momentos pessoais nos levam ao desânimo. Nesses momentos não devemos operar, pois a chances de tomarmos decisões erradas é enorme. Diante de uma sequência de “reds”, o melhor é parar e pensar no que fez com que os resultados fossem negativos, sem remoer a situação que te levou ao desânimo. Caso tenha feito tudo correto, será somente uma variância natural do mercado. No entanto, se fez algo errado, ao parar e pensar, será capaz de identificar e ajustar seu trader para minimizar erros.

8- Não deixar-se tomar pela empolgação

Uma série de resultados positivos podem ser alcançadas até por um iniciante, mas ele não poderá ser considerado um profissional devido aos feitos de curto prazo. Pelo contrário, pois é a superação de vários momentos ruins que torna alguém consistente. Isso porque a empolgação decorrente de um período de resultados positivos pode levar um trader esportivo, por exemplo, a desrespeitar a gestão de banca, acreditando que aumentando sua stake (percentual da banca predeterminada para entradas) terá maior lucratividade, podendo levá-lo a perder tudo que ganhou em um curto espaço de tempo na medida que aumenta seus riscos.

9- Não perguntar porque faz determinada ação no mercado

Quando ainda nos perguntamos porque entramos em determinado mercado demonstramos que não possuímos convicção do que fazemos. Precisamos predeterminar, encontrarmos métodos consistentes que nos fazem ter segurança em nossas entradas, isso certamente inibirá que as emoções possam nos distanciar dos bons resultados.

Esse artigo foi influenciado pela leitura do livro escrito por BRADBERRY, Travis e GREAVES, Jean. Inteligência Emocional 2.0. Editora Alta Books. Rio de Janeiro, 2019.

Assistam também nossos vídeos no Youtube, canal dia de trading.

Veja o dia a dia do Trader Profissional
de graça!

Se inscreva gratuitamente e receba em primeira mão todos os artigos do Dia de Trading e as principais novidades do blog no seu email

Loved this? Spread the word


Israel Gomes

Sobre autor

Me chamo Israel Gomes, apaixonado por futebol e pelo tricolor paulista. Iniciei a minha trajetória no trader esportivo em 2016, trabalho solitário que exige muito do nosso emocional. Em 2021, resolvi compartilhar minha experiência, buscando ajudar e inspirar pessoas que anseiam por sucesso na bolsa esportiva.

Postagens relacionadas

Preciso Parar de Perder Dinheiro – Definição de método de over.

Ver mais

🇩🇰Superliga Dinamarca

Ver mais

🇨🇭Super Liga Suíça

Ver mais

A volta das torcidas e o fator casa no Trading Esportivo.

Ver mais

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Se inscreva na newsletter do Dia de Trading

Recebas as atualizações dos principais conteúdo do blog, de acordo com as duas preferências de leitura. Preencha o formulário abaixo:

Veja o dia a dia do Trader Profissional
de graça!

Se inscreva gratuitamente e receba em primeira mão todos os artigos do Dia de Trading e as principais novidades do blog no seu email