Cabeça de trader: o Foco é tão importante quanto a técnica

Escrito por Beto Rodrigues

Cabeça de trader: o Foco é tão importante quanto a técnica

Mais um final de semana cheio de jogos, agenda cheia, do jeito que o trader honesto gosta! E assim será por um longo período de tempo, já que depois da pausa forçada teremos temporadas se encavalando! Vamos aproveitar ao máximo, foco no trabalho, teremos muitas oportunidades!

Preciso compartilhar com vocês o que se passou comigo nessa última semana, esse espaço de diário é a plataforma perfeita para contarmos nossas experiências e gerar valor a comunidade, sem dúvida todos saem ganhando.

Tive uma boa semana no trade, os resultados dentro do esperado, nada fora do normal, não obtive jackpots nem nada que possa ser considerado uma boa alavancagem, mas segui meu método de trabalho e vi minha banca crescendo pouco a pouco, com naturalidade.

Ae chegou o final de semana, aquele mundo de jogos pela frente, os olhos até brilham com tantas oportunidades! Ligas de todos os cantos do mundo, a bola voltou a rolar pra valer! Tem o Barça estreiando sem Suarez, tem o agora colchonero Luizito metendo caixa e dando assistência, tem goleada no jogo do Bayer (do avesso!) enfim… muita coisa rolou.

E no meu trade, o que rolou?

Olha, assumo que no meu trade, as coisas não aconteceram naturalmente como nos dias da semana, acabei até esquentando a cabeça, e nesses momentos gosto de dar uma pausa, tomar um banho, dar uma relaxada pra tentar voltar (se voltar no mesmo dia) com a cabeça melhor, e nesse instante foi que parei para refletir: precisava de foco!

Pra que tantos jogos se eu sigo tendo dois olhos, um mouse e um cérebro?

foco-no-jogo

Pausa para explicar que esse post eu fiz pensando em traders como eu, que estão no início de uma longa caminhada!

Claro que os mais experientes já adaptados com uma tela repleta de streams conseguem operar bem nessa situação, olho em diversas partidas, mantendo o foco e assimilando o que ocorre tanto no campo quanto no mercado, e operando da melhor maneira possível.

EU NÃO! Assumo que tenho imensa dificuldade quando tem diversas partidas acontecendo, se eu olho pra três jogos ao mesmo tempo, comecei a sentir que é o mesmo que não olhar pra nenhum!

Aí me vejo olhando pra um, o gol sai no outro, galera no discord comemora, informa que deu padrão e me vem aquela sensação de derrota, como se eu tivesse comido bola, tive a oportunidade na frente dos meus olhos, o bonde passou e eu não subi.. agora já foi.

Bola de neve de erros

Pior ainda quando você sabe que perdeu uma oportunidade, o green que passou.. já passou! Não adianta você querer recuperar a oportunidade e forçar uma entrada na próxima partida, ou em outra que esteja correndo no mesmo momento! Talvez você não a faria em condições normais, uma entrada indevida que pode trazer um resultado ruim, ou seja, você perdeu um green que teria, e agora, pela falta do foco, ganhou um red que não teria… virou uma bola de neve de erros!

Mantenha o FOCO

Após refletir sobre o mal resultado do final de semana eu cheguei a uma conclusão, manterei o FOCO nas partidas que eu for trabalhar.

E pouco me importa se alguém está comentando de outro jogo, se eu separei Lazio x Milan para trabalhar, não quero fixar meus olhos no jogo da Juventus porque alguém comentou que estava pra dar padrão! Meu FOCO será em Lazio x Milan, se eu tiver padrão nessa partida eu farei a entrada, caso contrário, ficarei tranquilo para operar na partida da hora seguinte, desde que seja também uma que eu tenha me preparado para operar.

Claro que exceções existem, eu entendo que nesse caso uma situação de bola parada pode se enquadrar nisso, mas não algo que necessite seu tempo e atenção, ou seja, seu FOCO!

Gostaria de aproveitar o espaço para recomendar o excelente trabalho da Jéssica Modesto, a psicóloga do trader, inclusive estou lendo um livro que ela recomendou, e trata exatamente do tema desse post

IMAGEM DO LIVRO

livro-foco

Minha estratégia

A partir de agora pretendo trabalhar da seguinte maneira (caso acreditem que eu possa melhorar em algo, por favor, comentem! estou aqui para compartilhar minhas experiências sim, mas muito mais do que isso, estou aqui para aprender!):

Separo na noite anterior os jogos que pretendo fazer. Para tal eu costumo utilizar a Betfellows, analiso as odds e o desempenho das equipes nas partidas anteriores, para o meu método acredito que tais informações sejam de extrema importância.

Coloco todos os jogos em ordem cronológica, se vejo que tem muitos no mesmo horário, já descarto alguns deles (ainda com base no meu método), algum intervalo sem jogo que me atraia? ok, que tal separar para uma pausa, andar um pouco, respirar, comer algo e depois voltar.

Dessa forma eu chego no dia seguinte, pronto para trabalhar, sabendo exatamente onde estará o meu foco! Isso com certeza vai me ajudar, e compartilharei meus resultados dos próximos finais de semana aqui com vocês.

Claro que um determinado jogo pode perder o sentido pra você, pro seu método, ae você pode esquecer ele e partir pra outro, ok, completamente normal, mas faça um, as vezes dois de cada vez, mais do que isso apenas caso você já tenha experiência.

Aproveito para deixar claro que isso é apenas uma modesta opinião, de quem está dando seus primeiros passos profissionais na área, é uma linha de pensamento que tenho no momento, que vou trabalhar em cima e trarei novos relatos com o passar dos jogos, quanto mais tempo de tela, mais consolidadas estarão nossas ideias.

Um horário terá sempre seu espaço na minha agenda, o jogo do Málaga, quer saber por que? Acompanhe nosso projeto!

Organize-se! Tenha foco! Trabalhe sua mente! Ela é tão importante quanto conhecimento técnico sobre nosso mercado!

Loved this? Spread the word


Beto Rodrigues

Sobre autor

Me chamo Beto Rodrigues, corinthiano desde uns 9 meses antes de nascer, paulistano e apaixonado por qualquer tipo de esporte. Estou no trading já há algum tempo, porém no início apenas como um hobby, e como há males que vem para o bem, foi a pandemia que me fez virar a chave e virar full. Hoje posso dizer que prefiro operar contra o tempo, o gol é minha motivação, não o desespero! Estudar, aprender, evoluir, TODOS OS DIAS!

Postagens relacionadas

Com quantos métodos devemos começar?

Ver mais

Diário do Submundo – Dia de teste emocional

Ver mais

Adquira conhecimento enquanto se diverte

Ver mais

Procrastinação no Trading

Ver mais

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked

  1. Cara, eu estou analisando um dia antes já tem algumas semanas. Separo meus jogos por ordem cronológica, analiso odds de ambas marcam e match odds e vou dormir sem ansiedade quanto a isso. Agora por exemplo sei que vou trabalhar amanhã de 13:30h as 16:30h. Sucessos.

    1. PERFEITO Lauro, é exatamente essa a ideia!
      Um trabalhador CLT por exemplo sabe exatamente que hora entra e que hora sai do trabalho, nós podemos também ter certa organização em nossos horários!

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Se inscreva na newsletter do Dia de Trading

Recebas as atualizações dos principais conteúdo do blog, de acordo com as duas preferências de leitura. Preencha o formulário abaixo: