Como enfrentar situações em que o seu emocional no Trading Esportivo é testado ao extremo?

Escrito por Vitor Nogueira

Como enfrentar situações em que o seu emocional no Trading Esportivo é testado ao extremo?

emocional no trading

Sabemos que o Trading Esportivo assim como outras profissões que lidam com renda variável e tomada de decisões requerem certos ajustes mentais para lidarmos com o mercado e com as perdas. Entendermos que faz parte da nossa função situações como ficar negativo em um dia, semana, mês ou de acontecerem fatos durante uma partida que não favorecem nossas posições em uma operação são necessários para nos mantermos aqui no longo prazo. Com isso chegamos à conclusão de que criar uma estrutura mental de equilíbrio e adaptada ao mercado pode nos trazer melhores resultados no futuro. 

Ter tempo de tela e estar calejado como diz o nosso parceiro Theo Borges são fatores necessários para quando situações como a que ocorreu comigo não percamos o emocional no trading esportivo, saindo da gestão do nosso capital ou clicando em mercados aleatoriamente na busca de recuperar perdas.

Para o meu primeiro artigo aqui no blog estava pensando em trazer um resumo de como operei no final de semana com a volta das grandes ligas europeias, mas aconteceu uma situação no Domingo (20/09) que achei de maior valor compartilhar com vocês aqui e por isso vou relatar somente como foi esse meu dia de trabalho. Acredito que materiais contando sobre dias ruins, perdas e principalmente sobre os aspectos psicológicos do trading ajudem mais nesta caminhada do que só partilhar de ganhos e posts sobre o sucesso aqui no mercado.

Sexta e Sábado de Operações

Operei normalmente na sexta e no sábado somando um green de 32% da minha stake principal de trabalho, recentemente a aumentei e estou me adaptando ainda a usar um valor mais alto no mercado, até então não havia ocorrido nada que tivesse me atrapalhado em operar com valores maiores, segui a gestão normal e operei tranquilamente nos dias seguintes ao aumento. Fiz uma única mudança que foi a de operar com 50% da stake principal no handicap europeu por ser um mercado com menor liquidez, correr mais rápido, ter gaps e gerar um red maior normalmente. Portanto pra não sofrer esses reds mais altos logo de cara optei por usar somente metade dessa minha unidade em um mercado que normalmente chego a estar cheio.

Início de Maratona no Domingo

No Domingo acordei cedo para acompanhar o jogo entre Napoli x Parma pela Serie A e de lá segui operando o dia inteiro com os companheiros de Discord. Comecei tomando alguns reds de exposição de mercado por ficar em Back/Lay a alguns times e o padrão se desfazer ou a equipe não marcar no primeiro tempo, nada fora do normal. No sábado tinha sido assim e nem por isso me desesperei em algum momento, é algo normal do início de temporada os times voltarem sem tanto ritmo de jogo e demorarem mais a marcar o gol ou até mesmo não marcarem. 

Feyenoord x Twente
emocional no trading esportivo

Neste jogo fui pro live com a intenção de dar um Back na equipe do Feyenoord, mas com um pé atrás por saber que o Twente não é um time ruim, a equipe tem um bom ataque e na semana anterior tinha ganho sua partida com certa facilidade. Projetei então um cenário de jogo não tão fácil para a equipe de Rotterdam como a odd inicial insinuava na casa de @1.36.

Fui para o live buscar esse padrão a favor do Super Favorito e eis que com apenas 2 minutos de jogo o Twente abre o placar. Criou-se um cenário ótimo para buscar uma remontada da equipe mandante. Pouco tempo após sofrerem o gol esse padrão de Back para uma possível recuperação se confirmou com uma série de ataques perigosos, finalizações e escanteios. O Feyenoord foi pra cima e deu aquela oportunidade que no dia não podemos deixar passar. Entrei a @2.08 com 50% da stake com o propósito de buscar a virada do Super Favorito e por lá me mantive uns bons minutos exposto.

O time cedeu  um ataque ao adversário e ocorreu uma falta lateral para cruzarem na área, o lance era um pouco longe, mas por método não costumo pagar faltas e escanteios, fechei a posição com um red de menos de 5% da stake principal. Pensei em reavaliar a entrada pós falta e se seguisse o padrão estaria dentro do mercado novamente, mas no lance seguinte ocorreu um pênalti pro Feyenoord e nem tive tempo de pensar em voltar à posição. (Detalhe que nesse penal aconteceu uma situação inusitada, O Berghuis camisa 10 do time errou a cobrança e quando correu pro rebote sofreu outro pênalti, na segunda cobrança acabou convertendo e empatando o jogo em 1×1.) 

RB Leipzig x Mainz 05
emocional no trading esportivo

O Leipzig é um time que gosto de acompanhar, cria muitas chances de gol e tem a posse de bola em boa parte da partida a seu favor jogando no campo do adversário. Começou o jogo e já enxergamos esse padrão logo de cara com boas chances do mandante, entrei no Back na odd de @1.38. e por lá fiquei até um contra-ataque perigoso do Mainz (que por sinal sabe usar muito bem esse recurso), no próprio lance já cliquei pra sair do mercado e não sofrer um possível gol do adversário.

No lance que citei anteriormente ocorreu uma falta lateral próxima à área e logo após um escanteio, mas cliquei para sair no contra, então já estava fora da posição e não tomei um red tão grande pela subida da odd nessas duas bolas paradas. Como de costume, igual ao jogo anterior, estava fora da posição e não paguei nenhuma dessas oportunidades do Mainz. Adivinhem o que aconteceu no lance seguinte? Contra-ataque e penal pra equipe do Leipzig. A mesma situação da partida holandesa poucos minutos depois, deixei de correr perigo em uma bola parada novamente, mas perdi outro gol em um contra-ataque que a entrada estava padrão.

É aí que vem a questão do emocional no trading esportivo e você tem de saber lidar com as situações. Na hora não me abalei e fiquei tranquilo, entendendo que ocorrem essas coisas no futebol e segui meu trading, bola pra frente.

Por continuarem criando ótimas chances e uma forte pressão ainda consegui pegar o segundo gol nos handicaps europeus -1 e -2 do Leipzig usando metade da stake, não fui correspondido total em algum deles, acho que no -2 pela liquidez não estar tão alta e não querer pegar a preços muito abaixo de onde deveriam estar. O -1 como já era um mercado ganhador freebetei e deixei correr e o -2 freebetei, esperei um pouco para ver se pegava mais um gol a meu favor, como acabou não saindo e o primeiro tempo terminou em 2×0 optei por  fechar a posição em hedge e garantir meu lucro. 

Sassuolo x Cagliari

Para quem assistiu o início desta partida viu que foi um amasso, abri a stream um pouco atrasado e já dei de cara com uma finalização e escanteio para o time do Sassuolo, não hesitei e entrei a favor deles em Back na odd de @1.67. O mercado concordou com a minha análise e desceu como no print acima do Geeks.

Apesar de ter alguns desfalques, principalmente o do Boga no ataque, a equipe se comportou muito bem nesse início de partida. O Cagliari não conseguia trocar passes pra sair jogando que a marcação alta e de pressão dos mandantes era efetiva e roubava essa primeira bola somando com finalizações e boas chances de gol.

Fiquei um bom tempo exposto nessa posição e com certa tranquilidade por estar em green, acabei fechando no 0x0 quando perdeu o padrão e depois tentei voltar em alguns momentos do primeiro tempo perdendo cerca de 10% da stake.

No intervalo parei pra almoçar, foi o horário que a maioria tirou pra comer algo em meio à maratona de jogos do Domingão. Voltei pelo final da partida no momento do gol do Cagliari. Usei uma moedinha (% baixa da stake) pra buscar uma possível recuperação do Sassuolo, peguei aquele gol de falta e fiquei em freebet esperando o próximo gol que acabou não vindo. Seria um belíssimo jackpot de odd @20 que acabou não se concretizando.   

Leicester x Burnley
emocional no trading esportivo

A partida entre Leicester x Burnley foi uma das situações que atrapalharam o meu psicológico no dia, pra quem operou no Domingo a tarde notou que a Betfair ficou fora do ar por algum tempo. Essa situação nunca tinha acontecido comigo.

O jogo começou e o Leicester estava bem tendo alguns escanteios e finalizações a seu favor, não era um padrão tão claro, mas quis tentar me antecipar ao mercado e entrar a favor deles, eis que eu clico em Back e o software continua do mesmo jeito como se eu não tivesse feito nada, não aparecia uma possível perda ou lucro e nem em stakes correspondidas não havia registro. De imediato fui ao site da Betfair pra ver se tinha entrado minha aposta ou se meu software que estava com algum problema, mas lá não constava operações nesta partida e nem um possível cashout. Reiniciei o Geeks, tentei entrar novamente no mercado e a mesma coisa aconteceu, ai voltei ao site e só dessa vez olhei o saldo da banca, lá constavam -2 stakes minhas e só então percebi que elas estavam “presas” naquela partida.

O jogo mudou de padrão e o Burnley começou a chegar com bastante perigo, fiquei de forma punter lá, pois não havia como sair do mercado naquela hora sem saber direito do que se tratava o erro. Mais uma vez no dia o emocional no trading esportivo sendo acionado. No momento bateu o desespero e fiquei com medo de clicar no Lay, pois imaginei que poderiam desconsiderar a minha primeira entrada e eu ficar em uma posição contra o Leicester, o que não era algo vantajoso. Acabei tomando o gol do Burnley e pegando o empate dos Foxes até que a Betfair voltou ao ar com um red de quase 30% da minha stake.

De um dia em que estava com cerca de 21% de red e era algo muito tranquilo pra mim, pulei pra um red de pouco mais de meia stake. Somando com as situações anteriores de ter perdido algumas oportunidades no dia  as coisas já foram se misturando na minha cabeça e me atrapalhando psicologicamente nesta etapa. 

Juventus x Sampdoria
emocional no trading esportivo

Outro time que eu gosto de trabalhar o Back no primeiro tempo é a Juventus, apesar de estar sem o Dybala nesse jogo e com algumas mudanças no meio de campo continuava sendo uma ótima escalação. Contando com a volta do Kulusevski que estava emprestado, mas fazendo belas atuações pela equipe do Parma a equipe tinha uma boa cotação para se trabalhar o Match Odds. 

A Juve começou a partida muito bem, mantendo a posse de bola e criando algumas chances, fiquei tranquilo exposto no back na odd de @1.50 e por lá me mantive por um bom tempo. Após eles darem algumas posses ofensivas para a equipe da Sampdoria, me fizeram ficar um pouco inseguro e quando já estava disposto a sair do mercado aconteceu um escanteio a meu favor que me manteve por lá mais alguns minutos. Pouco tempo após esse lance minha stream saiu do ar e optei por fechar a posição por não estar vendo o jogo. Novamente a mesma situação, fechei o Back e saiu o gol do time que eu estava a favor.

O fato de já ter perdido algumas entradas no dia, mas principalmente a de ter ficado preso no mercado no jogo anterior me afetou emocionalmente e acabei nem percebendo no momento. Na hora que aconteceu de ficar sem imagem da partida poderia ter aberto a transmissão do site da própria Betfair pra continuar acompanhando o jogo ou então usar a que meus próprios parceiros estavam compartilhando pelo Discord, mas fiquei tão atordoado que não pensei nisso durante aquela situação.

Acabei perdendo mais um gol no dia, esse que poderia ter limpado meu red e me deixado tranquilo para seguir operando, mas essa situação me deixou de certa forma mais atordoado. 

Real Sociedad x Real Madrid
emocional no trading esportivo

Apesar de alguns desfalques para esta partida como Casemiro, Hazard, Isco e Asensio não concordava com a odd alta do Real Madrid para este jogo visto que o Sociedad acabou muito mal a última temporada da La Liga e ainda perdeu o Ødegaard que voltou de empréstimo ao próprio Madrid, portanto via uma certa vantagem para o lado dos merengues. O time do Real normalmente roda bastante esses 11 iniciais e o estilo de jogo segue o mesmo.

Outro Back padrão, não tão forte quanto na partida do Sassuolo, mas de novo o mercado concordou com a leitura e a odd de @1.94 para o Madrid desceu. Fiquei bastante tempo exposto e nada. Dentro desta posição tivemos algumas boas chances de gol como a do Sérgio Ramos em um escanteio e outra com finalização do Benzema. Era confortável estar no mercado por não sofrer ameaças do Sociedad.

Após um bom tempo acabei fechando quando o time da casa começou a ter mais espaço para chegar a defesa dos merengues, principalmente nos contras que é um dos pontos fortes da equipe.

Por não ter pego nada no primeiro tempo e estar em um dia exaustivo acabei me deixando levar pelo psicológico, querendo recuperar  red e fugi da minha gestão no 2° tempo da partida como viram no print do Profit and Loss perdendo uma alta porcentagem que não deveria. Fui colocando cada vez mais dinheiro no Back acreditando que seria a salvação do dia para limpar os reds que fui tomando e no fim perdi cerca de uma stake e meia quase em poucos minutos por conta de um descontrole.  

Mudança nos padrões de jogo para o Trading Esportivo

Recentemente vi um episódio do Betcast em que o pessoal comentou sobre a mudança nos padrões de jogos e me fez refletir em como operei nessas partidas e acabei perdendo certas oportunidades. Posições a favor de times Super Favoritos que há pouco tempo eram tranquilas, hoje dependendo da liga e das equipes já se tornam algo mais desconfortável de manter ou não se confirmam 100% em nossas estratégias. 

Algumas equipes que normalmente davam um padrão claro e ficavam por um bom tempo com a posse e somente atacando hoje já cedem espaços e deixam seus adversários chegarem com certo perigo gerando uma desconfiança por parte do Trader.

Podemos dizer que não é resultado de as grandes equipes terem caído de qualidade ou algo do tipo, mas muito mais pelo estilo de jogo dos adversários (times de menor expressão ou mais fracos) terem mudado. É algo a se refletir e estudar para adequar aos métodos que usamos no nosso trade. Saber se alguns riscos são válidos ou não correr.

Perdi o autocontrole, e agora?

O fato de ter deixado algumas entradas passarem no dia e ter ficado preso com um valor que considero alto no mercado me fez  perder o controle emocional. Se tivesse parado de operar naquele momento teria sido muito melhor. Creio que pra grande maioria dos traders deixar passar alguns greens é pior do que tomar um red emocionalmente e isso somado as diversas ocasiões que ocorreram no meu dia me desestabilizaram, algo que não ocorria a um bom tempo.

A solução agora é estudar mais o aspecto mental de apostador e me preparar para que quando situações assim aconteçam eu saiba reagir melhor. Aumentar a mão para recuperar perdas é algo que não devemos fazer aqui e só nos farão cair no Teorema da Escada. Manter tais hábitos só nos levará a uma possível quebra de banca. Portanto é necessário evoluir o emocional no trading esportivo para que não tenhamos estes problemas em nossos investimentos. 

Como melhorar o controle emocional no Trading? 

Entender melhor as emoções que sentimos durante uma partida assim como a criação de regras para situações de euforia ou frustração são necessários para permanecermos aqui. Nossos parceiros Gabigol e Tavares recentemente fizeram algumas lives com a Jéssica (@psicologadotrader) que recomendo assistirem falando sobre o mindset para o apostador de sucesso e sobre a transição de carreira para quem quer se tornar full time no trading.

Apesar de eu já ter lido alguns conteúdos sobre o emocional no trading esportivo, poucas vezes foquei em entender o que se passava pela minha cabeça durante os jogos e que tipo de “gatilhos” poderia criar para fugir de situações ou dias ruins. Creio que me submeter a novos hábitos para tomar melhores decisões nesses momentos sejam o caminho e serão meus novos desafios por aqui. Afinal é necessários sabermos lidar com o lado psicológico em nossa área e fazer disso uma boa experiência e não algo que nos atrapalhe durante o tempo de trading.

Loved this? Spread the word


Vitor Nogueira

Sobre autor

Me chamo Vitor Nogueira, sou gaúcho de Porto Alegre, torcedor do Internacional e trader full time apesar de ainda não viver disto. Conheci as apostas esportivas há cerca de dois anos e há um ano e meio venho me dedicando ao Trading Esportivo, estudando os mercados da Betfair e validando meus métodos. Espero através do blog compartilhar um pouco das minhas experiências operando e contribuir com a comunidade.

Postagens relacionadas

Diário do Submundo – Resumo de 3 dias de operações

Ver mais

Pressão psicológica no trading esportivo

Ver mais

Viver de Trade Esportivo é possível? 3 Etapas importantes

Ver mais

Diário do Submundo – Dia de teste emocional

Ver mais

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked

  1. salve meu mano! morri abraçado naquele back bayern essa semana também, acreditei demais e cresci o olho!! agora é fazer o ajuste e seguir o método, esse é o script!

    1. Boa Yulo, não te abraça mais nesses backs aí hahaha temos que ser rígidos com os métodos. Tamo junto!

  2. Muito bom Nogueira! O mais importante desta caminhada é reconhecer onde erramos e buscar corrigir pra não acontecer das próximas vezes. O mercado constantemente vai nos testar e precisamos estar preparados para estes momentos. TMJ irmão 👊🏻

    1. Com certeza, os erros aqui são o que mais nos ajudam a aprender e precisamos estar preparados para estes testes do mercado. Tamo junto parceiro!

  3. Ótimo relato, o emocional é o fator que eu tenho maior dificuldade de lidar ainda também, e textos como esse ajudam, pois nós fazem refletir, se não estamos nos precipitando em algo parecido também e com isso evoluir. Parabéns pelo texto e pela reflexão e por trazer isso pra comunidade, é assunto sempre válido. Valeu Vitor!!

    1. Essa é uma das maiores dificuldades da galera que tenta ser lucrativa no nosso mercado, espero em breve estar postando mais conteúdo sobre esse assunto. Tamo junto Lucas!

  4. Dias assim nos ensinam muito mano, acho que todos já passaram ou ainda vão passar por isso, o mais importante é nós aprendermos com os erros! Você é brabooo, parabéns por compartilhar algo tão importante.

    1. Valeu irmão! Com certeza dias como esse nos ensinam muito, bora melhorar esses aspectos que os bons resultados virão!

  5. Vitor, belo texto! São situações que com certeza todos iremos passar e temos que aprender a lidar melhor com elas. Obrigado por compartilhar essa experiência ruim para você, mas que com certeza trará grandes lições!
    Sucesso!

    1. Obrigado Fabio, que bom que gostou do texto! E realmente espero que o pessoal possa extrair algo de valor desta minha experiência assim como eu.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Se inscreva na newsletter do Dia de Trading

Recebas as atualizações dos principais conteúdo do blog, de acordo com as duas preferências de leitura. Preencha o formulário abaixo: