No post de hoje, compartilho com vocês minha experiência ao trabalhar em um jogo muito especial, jogo este que definiria o futuro de um dos maiores clubes brasileiro e a tendência era de um jogo que nos proporcionasse excelentes oportunidades para à pratica do trading, e assim foi.
Mas o que há de especial em um jogo decisivo? O simples fato de se dispor para trabalhar no jogo do seu time do coração. Ao tomar essa decisão você automaticamente liga o sinal de alerta em seu cérebro que irá trabalhar forte para lidar com o mix de sentimentos, ele terá o grande desafio de lhe indicar o caminho da razão enquanto sua emoção tentará dominá-lo durante toda a partida.
O jogo, River Plate vs São Paulo, realizado em 30/09/2020 válido pela 5ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América. O River ganhou pelo placar de 2 a 1 e eliminou o São Paulo, que é tricampeão da competição e mais uma vez caiu de forma precoce.
Agora que você já se familiarizou com todo o contexto do jogo, vamos falar do trabalho realizado, da minha experiência em trabalhar contra o meu time do coração (São Paulo).
SOBRE O JOGO
Não irei me ater com muitos detalhes da partida, mas de forma objetiva, o primeiro jogo terminou empatado em 2×2 sendo que os dois gols registrados para o São Paulo, foram marcados pelo River, isso mesmo, foram dois gols contra e dois a favor.
Considerando toda a atmosfera de pressão no entorno do tricolor paulista em virtude do risco iminente de eliminação em caso de derrota e do seu histórico irregular, o mercado já se posicionou totalmente a favor do River Plate, com odds iniciais de @1.62 contra @5.80 do time paulista.
A emoção de um torcedor faria com que você pensasse algo mais ou menos assim: “tenho que ‘aproveitar’ essa odd ‘de valor’ a favor do seu time do coração, afinal, toda essa necessidade de vencer e com um preço desse, não posso deixar passar sem me posicionar”. Por pouco, eu caia nessa armadilha mental.
Com a extrema necessidade de vitória, sabendo que seria eliminado da competição se pelo menos não empatasse a partida, jogando fora de casa contra um dos tradicionais times da competição e vice líder do grupo, certamente não seria um jogo favorável para os são paulinos. Aqui, diante deste cenário caótico, a emoção do torcedor já se manifesta pré game sabendo do difícil jogo que teríamos pela frente.
O MERCADO ACERTOU
Após a compilação de diversos fatores envolvendo as duas equipes, sobretudo o time visitante, o mercado não havia errado nas odds, pelo contrário, estava mais do que certo.
Neste momento, influenciado pela razão pude identificar que o melhor cenário para o jogo seria exatamente no mercado de gols, mais especificamente +2.5 gols, afinal, o River, time argentino, não iria simplesmente deixar o seu adversário (time brasileiro), chegar em seu estádio e ditar o ritmo de jogo.
Decidi então, entrar no mercado antes mesmo do jogo começar, pois era de se imaginar que o mercado iria corrigir aquela odd, iria reduzir o preço, pois o contexto do confronto indicava uma alta tendência de gols. Entrei pré game no over 2.5 gols pagando @2.00.
A previsão não demorou para se confirmar, o primeiro gol do River Plate foi marcado aos 11’ de jogo após algumas tentativas frustradas e sem reação do São Paulo.
EMOCIONAL ABALADO
Um gol tão precoce fez com que não somente o time do São Paulo se abalasse, mas eu também, afinal, na atual conjuntura a virada do tricolor era algo muito, muito incomum, meu time estava naquele momento sendo eliminado mais uma vez. A emoção agindo novamente.
A emoção negativa daquele resultado parcial de 1×0 gerou uma paralisação em minhas ações, não raciocinava mais, estava olhando jogo, mas sem prestar a atenção, sequer olhava mais para as odds. A emoção de um torcedor frustrado gerou vários flashs de memórias da época em que o meu time do coração era competitivo e brigava por títulos.
Foram cerca de 15 minutos de mente bugada, até que o despertar veio após o gol de empate do São Paulo aos 26 minutos da etapa inicial. Acordei, voltei pra realidade e voltei pro mercado!
A RAZÃO EM AÇÃO
Por mais que a emoção naquele momento me impulsionava a acreditar no “agora vai virar”, a razão foi predominante e me fez enxergar o cenário do jogo e não os times que estavam jogando, ou seja, sem clubismo.
O River foi pra cima como se estivessem perdendo o jogo e precisassem da vitória (postura que o SP deveria ter desde o início, mas quando decidiu ter já era tarde demais). Decidi então me posicionar a favor do over limite HT com odd @2.30. Aos 36 minutos acontece o BOOM, gol do River, agora o placar estava 2×1 e eu com meu lucro no bolso. Além da entrada do over HT, com o 3º gol marcado pelos argentinos, também bateu a entrada pré game (+2.5 gol) e pagou a odd @2.00.
O X DA QUESTÃO
Chegamos então no momento em que você se pergunta: “se ele teve dois bons greens nesse jogo, qual foi o problema”?
A resposta é simples: se não fosse o conflito entre emoção x razão, certamente o resultado poderia ter sido muito melhor, pois poderia teria seguido somente a razão. Se eu não tivesse sido influenciado pela emoção de torcedor, eu sequer cogitaria entrar a favor da vitória do São Paulo (claro que poderia ganhar o jogo, nada é impossível no futebol, mas tudo indicava para o lado do River e/ou outros mercados, por exemplo, o de gols) em razão do contexto geral das equipes.
Sem falar que, eu poderia ter pego o primeiro gol do River, já que havia padrão para Back (revendo o jogo – VT pude detectar isso, mas durante o jogo a emoção me impediu de enxergar), além disso, que sabe eu também poderia ter pego o gol de empate do São Paulo. A emoção me tirou pelo menos, mais um bom green que seria no 1º gol do jogo que era o cenário mais explícito dos exemplos eu acabei de citar.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Quando há emoção e razão ao mesmo tempo, a exposição ao risco é enorme, no meu caso ainda fui beneficiado e consegui sair deste jogo com saldo positivo, porém, poderia ter sido um desastre financeiro.
“Agir na base da raiva, medo ou empolgação destrói sua chance de sucesso” – Alexander Elder
Embora a frase dita acima seja num aspecto mais amplo dos sentimentos, ouso afirmar que: “agir na base da emoção em confronto com a razão, também destruirá sua chance de sucesso no longo prazo”.
Tente evitar qualquer ligação emocional com algum mercado, a razão deve ser predominante.
Compartilha comigo se você já passou por uma experiência assim ou algo semelhante, além disso, use o espaço de comentários logo abaixo para deixar sua sugestão de temas e/ou conteúdos para as próximas publicações.
Veja o dia a dia do Trader Profissional
de graça!
Se inscreva gratuitamente e receba em primeira mão todos os artigos do Dia de Trading e as principais novidades do blog no seu email
Show de bola Frazão, belo texto! Operar em jogos do time do coração é um fato bem complicado, ainda mais se tratando de uma partida decisiva como essa. Bom que mesmo assim se saiu bem nas análises que conseguiu fazer do jogo. Tamo junto.
Valeu o comentário, Vitor. Jogo complicado demais, ainda bem que no fim deu tudo certo (para mim, já para o SP haha). Abraços!
Eu já fui nesta de operar a favor do time do coração. Pela necessidade de vitória do meu time eu entrei em um back sem padrão. Felizmente a entrada bateu e meu time ganhou kk parabéns pelo belo trabalho Frazão 👏🏼👏🏼👏🏼