De volta ao Under – Reconstruindo um método de trabalho

Escrito por Vinicius Bretz

De volta ao Under – Reconstruindo um método de trabalho

Trabalhei o mercado do under, mais especificamente o under limit nos meus dois, a dois anos e meio de início no trading esportivo. Depois de tanto tempo estou voltando a este modo de trabalhar o mercado, reconstruindo um método de trabalho que funcionou bem tempos atrás.

Para quem ainda não me conhece, conto para vocês um pouquinho da minha história. Muitos já devem ter me acompanhado por aqui mesmo, no dia de trading, onde foi o inicio de tudo, e talvez, uns dos momentos nos quais eu mais aprendi e cresci no mercado.

Iniciei neste mundo das apostas no final de 2015, se não me engano (sou meio ruim pra gravar datas hahahaha). Naquele época, depois de um início de verdadeira montanha russa, crescendo absurdamente a banca, logo, tudo foi sendo perdido.

Costumo dizer que dei muita sorte, a disciplina e pés no chão me ajudaram muito neste momento. Logo que tudo que tinha sido ganho de forma bem rápida começou a ser perdido, de forma mais rápida ainda, defini uma meta: se eu voltasse na mesma quantia que eu tinha iniciado a banca, eu iria parar e repensar tudo.

Afinal de contas, naquela época eu nem sabia disso, mas comecei muito errado. Logo de cara, fiz um aporte de 800 dólares na Betfair como banca inicial.

E após um início fantástico, foi exatamente isso que aconteceu, cheguei a estaca zero! Então, fiz o que tinha traçado, e parei de operar naquele momento e procurei estudar mais.

Foi assim, que navegando pela internet, encontrei o pessoal do Clube da Aposta. Meio desconfiado, de cara, encontrei um cara barbudo que mal sabia eu, que mais tarde me identificaria muito com tudo que ele dizia.

Depois de acompanhar alguns conteúdos do Clube e do Roberto Tavares, aqui também, no dia de trading, decidir participar de um webnário que fariam.

Foi neste conteúdo em específico que minha vida neste mercado começaria a tomar um rumo. Comprei o curso do Clube, que era totalmente voltado ao mercado das matchodds, mas que me trouxe muita visão sobre o que precisava fazer para sair do lugar e evoluir no mercado.

Então, estudando alguns conceitos passados no curso, comecei a me dedicar basicamente ao under limit, onde eu melhor me sentia e evoluía.

Comecei a compartilhar tais resultados com o Robertão (assim que chamo o Tavares), pegando conselhos, ele me ajudou muito. Gostava muito de compartilhar os conhecimentos no fórum do curso, aprendia bastante fazendo isso, além de ajudar com outras dúvidas que lá apareciam e que eu poderia contribuir.

Por último, participei de um evento que o Clube organizou de ultima hora no Itatiaia rádio bar, aproveitando uma estadia do Tavares aqui em BH, para aproximar os alunos daqui a toda a galera. Foi massa demais, poder presencialmente compartilhar o que estávamos fazendo no mercado e perceber ainda mais, que esse era o caminho correto.

E foi assim, interagindo e contribuindo com a comunidade da nossa turma do curso, tendo bons resultados no under, que recebi o convite do Clube. Primeiro participar daqui do Blog do Dia de Trading pela primeira vez, e posteriormente, para fazer parte da equipe do Clubão da massa.

Depois de ter contato para vocês um pouquinho da minha trajetória, vamos ao que interessa!

Porque a volta ao mercado do under?

Desde a ultima copa do mundo em 2018, tenho notado o mercado cada vez mais over. Naquela época, surgiu para muitos aqui no Brasil / mundo, um cara chamado de Psychoff. Um turco residente no reino unido, que apresentou números e resultados incríveis no mercado do over/over-limit.

Inclusive, tem uma entrevista muito legal do Waguinho, um dos traders do Clube da aposta, com o Psychoff. Quem ainda não viu, sugiro que não deixe de ver, ficou simplesmente sensacional e vai te agregar muito conhecimento.

Ele criou um grupo no telegram conhecido mundialmente como alerta de gols, e fez muito sucesso. Acredito que isso tenha contribuído muito para a notoriedade desse mercado, desde então, ficando cada vez mais over.

Olhando um pouco para trás, lá em 2015/2016 quando iniciamos nossas atividades neste mundo, lembro que quase todos que começavam a operar no trading esportivo, começava pelos unders. Hoje, noto algo diferente, vejo muitos fazendo o caminho inverso, trabalhando o mercado do over limit / over a frente.

O mercado tem apresentado odds incríveis, comparado a momentos de jogo nos quais eu tinha meus padrões de odds antes. Isso significa que hoje se tem o mesmo tempo de exposição de antes, quando operava este mercado. Porém, se pagando mais pela sua exposição. Ou seja, o mesmo risco em determinados momentos, com mais retorno financeiro.

Por este motivo e vislumbrando as vantagens que se pode obter, decidi voltar a estudar este mercado, criando um projeto de estudo para o restante deste semestre de 2020.

Porque parei de operar o under?

Antes de continuar, acredito ser de extrema importância citar os motivos nos quais me levaram a largar o mercado do under nestes últimos anos. Essa é uma pergunta na qual muitos de vocês devem estar se fazendo…

1º Ponto – Cansativo:

O under é um mercado extremamente cansativo de se trabalhar e este foi um dos pontos nos quais me levaram a parar de operar nele.

Neste modelo de trabalho, o lucro se ganha na quantidade. Aquele velho ditado se encaixa bem por aqui: de grão em grão a galinha enche o papo.

São pequenos greens acumulados, para grandes reds tomados. O resultado final disso é trabalhar muitos jogos, manter o psicológico em dia (talvez é a parte mais difícil do under) e seguir em frente.

A realidade deste mercado é muito diferente de um mercado do over, por exemplo. No over, como vejo muitos tralhando, pegando cotações em odds acima de 2,10 em jogos que dão essa oportunidade, você consegue a cada 2 jogos trabalhados, sendo 1 em green e o outro em red, já se obter lucro. Ficando assim um 1/1, como sua média de resultado para a estratégia trabalhada.

Já no under limit, pelo menos na forma que eu trabalhava e na média de resultados que eu tinha, esse número subia bastante.

Era preciso um resultado de 5/1, e ou as vezes, 6/1 para se sair no lucro. Ou seja, a cada 5 jogos trabalhados era preciso : 4 sair no green e 1 no red. Ou, a cada 6 jogos trabalhados: 5 sair no green e 1 no red. Para isso, para manter estes números, eram precisos uma média de lucro de 15% a 25% nos jogos.

Não era nada fácil, trabalhava em média pelo menos 3 jogos por dia para compensar estes números. Mas este, não foi um fator primordial para começar a mudança para o mercado das match odds.

2º Ponto – Correspondência / Stake:

Um dos principais fatores que me levaram a migrar para o mercado das probabilidades, foi a dificuldade na época de aumentar a minha stake. Já até citei isso por aqui, em artigos que postava no dia de trading naquela época.

Naquela ocasião, eu trabalhava muito o mercado sul americano, não tinha tanto dinheiro como hoje temos.

Na época utilizava stake de 100 dólares, fui subindo aos poucos para 150, 200, e na tentativa de chegar a 300 dólares, comecei a ter grandes dificuldades. A cada vez mais que subia a stake, mais a minha correspondência no mercado ficava picotada, sendo correspondido de pouco a pouco. Tanto para entrar no mercado, quanto para sair.

Como a minha forma de trabalho era sempre entrar cheio no mercado e sair cheio da posição, isso começou alterar bastante meus resultados. Muitas vezes tomava gol contra a posição com toda a stake dentro, e em contra-partida, nas entradas para pegar a variação de odd’s fazendo o swing trade, não conseguia estar cheio la dentro.

Comecei a estudar mais o mercado das match odds, fiz cursos e consegui começar a obter bons resultados por lá. Aos poucos fui migrando, até não operar mais o mercado do under.

O projeto de estudo do under-limit

Focarei inicialmente somente no under limit, não farei os mercados de under a frente. Dedicarei esse segundo semestre de 2020 a somente este projeto, não farei mais nenhuma outra entrada em mercados que não seja este, ficando totalmente dedicado a esse estudo.

A ideia é trazer tudo que eu fazia a anos atrás que dava certo, e trazer para a realidade de hoje. Jogar essas estratégias na prática, analisar como vão se comportar e ir fazendo suas devidas adaptações necessárias, para a realidade de funcionamento do mercado de hoje.

Como todo e qualquer projeto de trading, para a validação de uma estratégia ou forma de trabalho, trabalharei com uma stake pequena de 10 dólares. O nosso foco aqui é validar novamente uma forma de se trabalhar o mercado do under.

Estratégias

Basicamente vou testar 3 estratégias, que são elas:

  • Swing Trade – Comprar e vender cotações do mercado do under limit com a bola rolando, em momentos de time bombs. São momentos que as odd’s tem grandes variações quando o mercado está muito over, mas precisa corrigir devido ao tempo de jogo.
  • Bolas Paradas – Comprar faltas e escanteios supervalorizados pelo mercado, ficando exposto ao gol nessas situações e trabalhando a variância do mercado nessas ocasiões.
  • Intervalo / Fim de jogo: Existe algumas situações em fim de jogo e ou intervalo, em jogos muito over, que o mercado fica extremamente alto a espera de mais um gol. Nessas ocasiões, vamos trabalhar essa supervalorização a espera do gol pelos traders, analisando momentos propícios para tal.

Comunicação do Projeto

Apresentarei por aqui no blog no dia de trading de forma mensal, os resultados obtidos. No final do semestre farei um apanhado e uma avaliação final do projeto, citando os pontos que tivemos resultados legais, os pontos ruins e o principal, a validação ou não de um método de trabalho.

Gestão De Banca

Disponibilizarei uma planilha, onde estará publicada todas as nossas entradas referente ao projeto. Para acompanhar os resultados basta acessar o link: planilha de gestão de banca do projeto under

Instagram

Para quem quiser acompanhar de perto o projeto, eu criei um instagram para falarmos sobre, trazer resultados e informações inerentes ao projeto. quem quiser seguir é só procurar por @Vinibretz_CDA.

Discord

Nada melhor para validar um método de trabalho, é compartilhar e testar conhecimentos com outras pessoas. Este talvez, tenha sido o ponto no qual eu tive a maior dificuldade de formatar as idéias. Portanto, opiniões são sempre muito bem vindas. =)

Criarei uma sala do Discord do Clube da Aposta para trabalharmos juntos, e criarmos um grupo de estudo bem legal. Isso vai ser de grande valor para mim, e também para quem estiver interessado em validar ou melhorar seu método de trabalho neste mercado.

Entretanto, para um bom andamento do projeto e dos estudos, infelizmente, não da para abrirmos este espaço a todos. Imagine, dezenas ou centenas de pessoas em uma sala, acredito que iria mais atrapalhar a todos do que ajudar.

A solução que encontrei para isso é criarmos um formulário e avaliarmos as pessoas nas quais acreditamos que possam agregar ao projeto, não só para mim, mas para elas também. Para que todos possamos crescer juntos neste semestre e depois compartilharmos conteúdos do under, para a comunidade como um todo.

Então, se você deseja participar deste grupo de estudo do under limit, achar que tem algo agregar e que possa ser agregado para você também, fica aqui o convite. Basta preencher este formulário e entrarei em contato com você, caso seja selecionado: FORMULÁRIO – QUERO PARTICIPAR DO GRUPO DE ESTUDO DO UNDER LIMIT.

Conteúdos de Under – A minha motivação

Uma das minhas grandes motivações para esse projeto, é ver a escassez que temos de conteúdo de under limit na nossa comunidade como um todo.

Lembro que desde quando comecei, a galera mais antiga vai lembrar, eu era um dos poucos que compartilhava conhecimentos sobre este mercado.

Tínhamos alguns outros, como por exemplo, o monstro Rapast. Nosso amigo Portuga, que felizmente tive a oportunidade de conhecer no primeiro evento do SBX (Sports Betting Experience), realizado pelo Clube da Aposta no Mineirão em 2017, foi massa demais…

Aos poucos este tipo de conteúdo foi cada vez mais sumindo da comunidade, acredito que pela dificuldade que é esse mercado. Mas sei da minha capacidade, de tudo que já realizei nele lá atrás, e tenho certeza que terei algo para contribuir com todos sobre o assunto.

Espero que com este projeto, consiga validar não só mais uma forma de trabalho para entrar nas estratégias que utilizo hoje, mas de também trazer outros traders para falar sobre, e contribuir com este tema. Tenho certeza que irá agregar conhecimento para a comunidade como um todo.

Forte abraço e vamos pra cima! 😉

Loved this? Spread the word


Vinicius Bretz

Sobre autor

Me chamo Vinícius Bretz, moro em Belo Horizonte – MG, Nascido em 1986 e sou graduado em Redes de Computadores e atuava na área de TI desde 2004, até novembro de 2016, quando passei me dedicar somente ao Trading Esportivo. Sou proprietário do site http://www.gramadosvirtuais.com.br no qual são realizados torneios de futebol virtual nacionalmente. Sou cruzeirense, apaixonado por futebol e sempre tive o sonho de trabalhar com este esporte. E foi com o Trading Esportivo, que encontrei essa oportunidade. Venho atuando na Betfair desde 2015 e foi depois dos 6 primeiros meses que comecei a me encontrar no mercado, depois de fazer o curso do Clube da Aposta. Nos primeiros anos, me especializei em scalping e swing trade no mercado de gols, fazendo under e under limit na Betfair. No ano de 2017, comecei a estudar mais o mercado das Match Odds e também o mercado de tênis. O Trading Esportivo não é para mim só um trabalho, é uma paixão na qual posso tirar um valor financeiro em cima disso e hoje, sou realizado com o que faço.

Postagens relacionadas

Meu MAIOR RED do Desafio, acabou? – Desafio Cavalos Pré-Live

Ver mais

Método de Ciclos: Do Ciclo 1 ao Ciclo 3.

Ver mais

Finalmente o primeiro GOL

Ver mais

Resultado depois de sete dias – Desafio Cavalos Pré-Live

Ver mais

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked

  1. Oi Vini, blz? Parabéns pelo trabalho, desde a copa da Rússia o over ganhou muito espaço e pouco conteúdo se desenvolveu sobre o under, como amante do método fico muito feliz de ver você desenvolvendo esse trabalho. Tenho certeza que será um sucesso. Abraço.

  2. Cara, da vontade de acompanhar o projeto, pois assim como você eu também comecei pelo under(nao só o limit), mas hoje trabalho de uma forma bem diferente e não faço apenas o futebol, mas desejo muito sucesso para vc e a turma que for acompanhar!

    1. Fala, Eduardo! Beleza?

      Valeu demais cara, muito obrigado.

      Está sendo muito legal, acredito que teremos bons conteúdos em cima disso. 😉

      Abraço.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Se inscreva na newsletter do Dia de Trading

Recebas as atualizações dos principais conteúdo do blog, de acordo com as duas preferências de leitura. Preencha o formulário abaixo: