Um geral sobre a Conference League

Escrito por Beto Rodrigues

Um geral sobre a Conference League

Após criar um post sobre a Eliteserien, recebi alguns bons comentários e incentivos para falar um pouco mais sobre outras ligas, não tão conhecidas por boa parte do público geral e também por nós, traders. Vamos então de Conference League

De onde é?

Conference League é uma competição continental, podemos dizer que é uma espécie de terceira divisão Europeia, atrás da UEFA Champions League e da UEFA Europa League.

Quais países tem vaga?

Nas principais competições europeias, quanto melhor rankeado for o país, mais vagas terá. Aqui se observa o contrário, mais vagas para os países que ocupam as piores posições do ranking.

As equipes que disputam as fases classificatórias da Champions e da Europa League e não se classificam também “caem” e tem a oportunidade ainda de disputar uma competição continental, dessa forma as competições ficam mais niveladas.

Vagas por países, de acordo com ranking da UEFA:

  • do primeiro ao quinto: 1 equipe
    • Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália e França
  • do sexto ao décimo quinto: 2 equipes
    • Portugal, Rússia, Bélgica, Ucrânia, Países Baixos, Turquia, Áustria, Dinamarca, Escócia e República Tcheca
  • do décimo sexto em diante: 3 equipes

Observações:

1: A Espanha não classificou nenhuma equipe para a primeira edição da Conference League, isso pelo fato do Villareal ter sido o campeão da Europa League na temporada passada, ter com isso adquirido direito de disputar a Champions League e fazendo com que a Espanha bate a marca de 7 equipes em competições europeias (5 na Champions + 2 na Europa League), número estipulado como limite para cada confederação.

2: Tal ranking em nada tem a ver com o Ranking da FIFA de seleções, o ranking criado e utilizado pela UEFA é determinado pela performance das equipes nas competições europeias nas últimas temporadas.

3: Como essa competição será disputada pela primeira vez, naturalmente não tem um atual campeão, logo a vaga na Europa League (que será direito do campeão da Conference League) foi atribuída ao Chipre (décimo sexto no ranking da UEFA).

Quem chega das competições maiores?

Os 16 times derrotados na primeira eliminatória da UEFA Champions League entram na segunda eliminatória da Conference League, exceto um deles, que por sorteio terá acesso automático a terceira eliminatória (confuso né? hehe).

Além dos 15 acima, outros 3 perdedores da fase preliminar da Champions entram também na segunda eliminatória.

Outras 5 equipes, que cairem na terceira pré eliminatória da Europa League disputam a Conference League, entrando na ronda Play-off, que nada mais é do que a quarta fase eliminatória, a última antes da fase de grupos.

As 10 equipes perdedoras da fase play-off da Europa League, entram na fase de grupos da Conference League.

E por fim, os 8 times que finalizarem a fase de grupos da Europa League, entram nas oitavas de final.

Quantos times?

Na fase de grupos, formato mais tradicional, que já estamos acostumados em muitas competições, serão 32 equipes, divididos em 8 grupos com 4 equipes cada. Ou seja, exatamente como ocorrem na UCL e na UEL.

Nas fases classificatórias chegaremos ao número de 184 equipes! Exatamente isso, cento e ointenta e quatro! Competição muito inclusiva, que pode receber equipes de todas as confederações filiadas a UEFA, são 55 no caso.

Serão quatro fases eliminatórias! O que eu particularmente gosto muito, pois me agrada trabalhar em jogos eliminatórios, principalmente nas partidas de volta, onde é matar ou morrer.

Vamos tentar resumir cada etapa:

Primeira Eliminatória (66 equipes):

66 equipes começam a trajetória aqui.

Segunda Eliminatória (108 equipes):

33 que passarem da fase anterior
57 equipes começam a trajetória aqui
18 equipes que cairam da UEFA Champions League

Terceira Eliminatória (64 equipes):

54 equipes que passarem da fase anterior
1 equipe que caiu na UEFA Champions League
9 equipes começam a trajetória aqui (Paços de Ferreira, Anderlecht, Vitesse, LASK, PAOK, Rubin Kazan, Kolos, Trabzonspor, Luzern)

Quarta Eliminatória, também conhecida como Ronda Play-Off (44 equipes):

32 equipes que passarem da fase anterior
5 equipes começam a trajetória aqui (já garantidos: Tottenham, Roma, Union Berlin e Rennes).
7 equipes que caíram na Europa League

Fase de Grupos (32 equipes):

22 equipes que passarem da fase anterior
10 equipes que cairam na Europa League

Oitavas de Final (16 equipes):

8 equipes que passarem da fase anterior
8 equipes que cairam na Europa League

Formato de Disputa

Apenas o líder de cada grupo se classifica para as oitavas de final!

Nessa fase eles se unem aos oito terceiros colocados da fase de grupos da Europa League (algo muito similar ao que ocorre na Sul Americana, onde caem os terceiros colocados dos grupos da Libertadores) e também similar ao que ocorre na própria Liga Europa, que recebe os terceiros da fase de grupo da Champions League.

A partir do mata-mata, tudo como nas competições maiores, jogos de ida e volta até a grande final, e essa sim, jogo único!

O campeão garante vaga direto na fase de grupos da próxima Europa League! (a menos claro, que tenha pelo seu país, garantido vaga para a Champions League).

Calendário:

O campeonato estava previsto para iniciar no dia 8 de julho, por questões de logística 3 partidas foram antecipadas para o dia 7.

Os jogos serão disputados normalmente as quintas feiras, mesma data da Europa League.

A grande final está prevista para o dia 22 de maio, na Arena Kombetare, na cidade de Tirana, capital da Albânia.

Curiosidade: as três finais das competições europeias serão disputadas na mesma semana! Quarta feira é dia de Conference League, quinta de Europa League, e a final da Champions no sábado.

Instagram:

Fique a vontade para me chamar no Instagram e trocarmos uma ideia sobre nosso trade esportivo!

Veja o dia a dia do Trader Profissional
de graça!

Se inscreva gratuitamente e receba em primeira mão todos os artigos do Dia de Trading e as principais novidades do blog no seu email

Loved this? Spread the word


Beto Rodrigues

Sobre autor

Me chamo Beto Rodrigues, corinthiano desde uns 9 meses antes de nascer, paulistano e apaixonado por qualquer tipo de esporte. Estou no trading já há algum tempo, porém no início apenas como um hobby, e como há males que vem para o bem, foi a pandemia que me fez virar a chave e virar full. Hoje posso dizer que prefiro operar contra o tempo, o gol é minha motivação, não o desespero! Estudar, aprender, evoluir, TODOS OS DIAS!

Postagens relacionadas

Under limite na série B

Ver mais

Falando de Major League Soccer, a MLS!

Ver mais

O melhor método para iniciantes no under limite

Ver mais

Métodos e Gestão de Banca

Ver mais

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Se inscreva na newsletter do Dia de Trading

Recebas as atualizações dos principais conteúdo do blog, de acordo com as duas preferências de leitura. Preencha o formulário abaixo:

Veja o dia a dia do Trader Profissional
de graça!

Se inscreva gratuitamente e receba em primeira mão todos os artigos do Dia de Trading e as principais novidades do blog no seu email