Como fazer seu melhor ano no trading esportivo

Como fazer 2019 ser seu melhor ano de trading.

Mais um ano começou. É hora de rascunhar o planejamento financeiro, pessoal e até sonhar em perder aquela barriguinha de cerveja. Mas porque também não planejar seu ano de trading? Essa virada do ano, é uma bela oportunidade para repensarmos um pouco da nossa trajetória dentro do mercado, seja você iniciante, intermediário ou profissional.

Obviamente quase tudo que nos diz respeito a planejamento, nem sempre é uma tarefa simples, pois temos que ser ambiciosos em relação aos nossos desejos, mas com uma dose extra de realismo a respeito dos nosso próprios limites.

Vou partilhar com vocês, os principais pontos do meu planejamento para o ano de 2019. E que isso inspire você fazer o seu, com certeza é EV+.

Planilha de Gestão

Anotar tudo que se faz é uma ótima maneira de visualizar os principais acertos e erros dentro do mercado, além de conseguirmos filtrar de maneira efetiva quais times, ligas ou situações nos deixam em lucro ou prejuízo. Fazendo isso, nos permitimos corrigir eventuais detalhes no decorrer do ano, e as vezes identificarmos situações que mentalmente imaginamos serem positivas, e que na verdade roubam muito do nosso tempo e capital.

Mercados de Atuação

Planejar quais mercados vai abordar no decorrer do ano é uma boa maneira de iluminar o caminho que queremos percorrer nos próximos meses. Evidente que podemos deixar espaço para fazermos testes em alguns cenários de valor e outros mercados, ou até mesmo com características que vamos descobrindo ao longo da jornada. Porém delimitar a atuação em mercados específicos é primordial para planejar o nosso ano, porque além de criarmos um hábito disciplinar, podemos também padronizar nossa gestão em cima dos mercados escolhidos, além de voltarmos nossos estudos de maneira organizada com critérios específicos de cada mercado abordado.

Método de Trabalho

Um dos principais pilares que temos que manter em pé e constante atualização, é a forma que vamos abordar os mercados escolhidos. Escrever os nossos movimentos e estratégias dentro de cada mercado é uma maneira eficiente de adquirirmos disciplina, padronizar entradas e validar métodos. Escrever, ler e rever nosso Método de Trabalho é uma maneira de solidificar nosso comportamento dentro de um mercado, de maneira que conseguimos visualizar com mais clareza os cenários que devemos estar dentro ou fora de uma situação específica, os momentos que podemos ter mais agressividade ou uma exposição reduzida.

Escrever o que fazemos não é uma das coisas mais fáceis para executar, porém é um dos pilares fundamentais para manter ou alcançar a consistência, além de permear um caminho mais calmo. Um trader que não sabe explicar o que faz, provavelmente não tem capacidade de tomar boas decisões em momentos críticos.

Gestão Financeira

Assim como administrar uma empresa demanda delimitar as diretrizes de atuação em determinado período, um apostador precisa saber as estratégias financeiras que serão utilizadas dentro do ano.

Gestão é um assunto muito particular, porém definir a exposição que fará ao longo do ano pode lhe render bons frutos, tanto no tocante ao crescimento, bem como a preservação da sua banca em momentos de prejuízo. Defina sua unidade padrão em cada mercado, o seu stop loss diante das perdas, se sua unidade vai ser fixa ou variável durante o ano, se pretende fazer aportes financeiros ou não, saques e etc.

Desta forma, alinhará as informações com seus objetivos financeiros. Sempre pense no longo prazo, quantidade nunca foi sinônimo de qualidade.

Agora é hora de sentar, organizar as coisas e preparar mais um ano de mercado. Todo ciclo iniciado, é mais uma oportunidade que temos de buscar evolução como seres humanos e como apostadores. Trabalho duro e foco são essenciais para a conquista do conhecimento.

Feliz 2019, vamos aos greens.

Veja o dia a dia do Trader Profissional
de graça!

Se inscreva gratuitamente e receba em primeira mão todos os artigos do Dia de Trading e as principais novidades do blog no seu email

Sobre Paulo Sales

Me chamo Paulo Sales, 28 anos, palmeirense e caipira do interior paulista. Conheci o contexto do trading em 2016 e minhas primeiras experiências foram no mercado de gols, fazendo scalping no Under Limite. Porém sempre tive vontade de trabalhar no mercado Match Odds, e assim abruptamente fiz uma transição no começo de 2017 e tento me especializar cada vez mais. Somos eternos aprendizes e assim espero contribuir com o crescimento dos leitores.

3 comentários

  1. Muito bom o texto! Feliz 2019 e bons greens, Paulinho!

  2. Muito bom o artigo, parabéns!

  3. Excelente artigo, parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja o dia a dia do Trader Profissional
de graça!

Se inscreva gratuitamente e receba em primeira mão todos os artigos do Dia de Trading e as principais novidades do blog no seu email