Allsvenskan – A principal liga sueca 🇸🇪

Escrito por Beto Rodrigues

Allsvenskan – A principal liga sueca 🇸🇪

Em nosso giro ao mundo relatando os detalhes de cada liga, chegou a vez de falarmos um pouco da Suécia, cuja principal liga é a chamada Allsvenskan, que traduzindo para o português nada mais seria do que simplesmente “O todo sueco”.

allsvenskan

🇸🇪 Forma de Disputa

Extremamente simples, como a maioria das grandes ligas. Turno e returno, todos jogam contra todos em casa e em fora e nada mais simples que isso.

São 16 equipes participando da liga, num total portanto de 30 rodadas.

Ao término da competição as 2 piores equipes caem para a segunda divisão, a chamada Superettan, enquanto o décimo quarto colocado disputa a relegation contra o terceiro classificado da liga inferior.

Não é o principal foco do post, mas como tem grande relação, cabe dizer que a Superettan tem formato identico a Allsvenskan, 16 equipes em turno e returno, já na terceira divisão as coisas mudam um pouco.

No terceiro escalão há uma divisão em duas ligas, a Norte e a Sul, com 14 equipes em cada uma delas, e tem o nome de Division 1, portanto Division 1 Norra e Division 1 Sodra.

Abaixo, no quarto escalão, ou a Division 2, cada liga da Divison 1 se divide em 3, sendo portanto 6 ligas nesse escalão.

E por fim, o quino escalão, ou Division 3, tem uma nova subdivisão, onde cada liga da Division 2 parte em 2, sendo portanto 12 ligas de Division 3.

Vale ainda citar que ocorre na Suécia também a Svenska Cup, que nada mais seria do que a Copa da Suécia, onde jogam os 32 times das duas primeiras ligas, mais 68 times das ligas inferiores, e o vencedor qualifica-se para a Europa League.

Campeão: Classifica-se para a segunda eliminatória da Champions League

Vice campeão: Classifica-se para a eliminatória da Conference League

Terceiro: também vai para a eliminatória da Conference League

Critérios de Desempate

  1. Saldo de Gols
  2. Gols marcados

🇸🇪 Campeões

EquipeTítulos
Malmo21
Goteborg18
Norkkoping13
Orgryte / AIK / Djugardens12

Curioso saber que o Malmo não começou a empilhar taças no início do século passado, sua primeira conquista veio somente em 1944, quando o Orgryte por exemplo já acumulava 8 (de suas 12) conquistas.

🇸🇪 Rivalidades

O maior clássico sueco é o chamado Clássico dos Gêmeos, disputado entre AIK e o Djugardens, e a origem, como o próprio nome sugere, é pelo fato de serem equipes criadas muito próximas uma da outra, apenas 3 semanas de diferença, no ano de 1891.

Ambas são da capital e principal cidade do país, Estocolmo, e é um clássico marcado em toda sua história pelo equilíbrio, inclusive no momento ambos tem o mesmo número de conquistas.

Outra curiosidade é que nenhum dos rivais utiliza a camisa número 1. Normalmente utilizada pelos goleiros, tanto para o AIK quanto para o Djurgardens a camisa #1 é da torcida!

🇸🇪 Calendário

Um pouco diferente das principais ligas europeias, toda a Liga é disputada durante o mesmo ano, isso porque o inverno é muito rigoroso no país, impossibilitando a prática de futebol no fim de cada ano.

Sendo assim, a liga costuma ser disputada entre abril e a primeira semana de dezembro.

🇸🇪 Estatísticas das Últimas Temporadas

TemporadaMédia de Gols%Vitórias Mandantes%Vitórias Visitantes
20202,8137%31%
20192,7146%29%
20182,7343%35%
20172,7841%30%

Mais uma liga em que a gente nota o percentual de vitória das equipes mandantes caírem na última temporada, justamente a que foi disputada com portões fechados.


Instagram:

Fique a vontade para me chamar no Instagram e trocarmos uma ideia sobre nosso trade esportivo!


Aproveite para dar uma olhada em outros posts dessa série:

🇺🇸 MLS

🇳🇴 Eliteserien

🇪🇺 Conference League

🇧🇪 Jupiler Pro League

Veja o dia a dia do Trader Profissional
de graça!

Se inscreva gratuitamente e receba em primeira mão todos os artigos do Dia de Trading e as principais novidades do blog no seu email

Loved this? Spread the word


Beto Rodrigues

Sobre autor

Me chamo Beto Rodrigues, corinthiano desde uns 9 meses antes de nascer, paulistano e apaixonado por qualquer tipo de esporte. Estou no trading já há algum tempo, porém no início apenas como um hobby, e como há males que vem para o bem, foi a pandemia que me fez virar a chave e virar full. Hoje posso dizer que prefiro operar contra o tempo, o gol é minha motivação, não o desespero! Estudar, aprender, evoluir, TODOS OS DIAS!

Postagens relacionadas

Preciso Parar de Perder Dinheiro РDefini̤̣o de m̩todo de over.

Ver mais

🇩🇰Superliga Dinamarca

Ver mais

🇨🇭Super Liga Suíça

Ver mais

A volta das torcidas e o fator casa no Trading Esportivo.

Ver mais

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Se inscreva na newsletter do Dia de Trading

Recebas as atualizações dos principais conteúdo do blog, de acordo com as duas preferências de leitura. Preencha o formulário abaixo:

Veja o dia a dia do Trader Profissional
de graça!

Se inscreva gratuitamente e receba em primeira mão todos os artigos do Dia de Trading e as principais novidades do blog no seu email