A AUTOGESTÃO E O TRADER ESPORTIVO

Escrito por Israel Gomes

A AUTOGESTÃO E O TRADER ESPORTIVO

Este conteúdo é a continuidade do artigo INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E O TRADER ESPORTIVO, sendo imprescindível a leitura prévia deste para entender o que significa a autoconsciência, capacidade fundamental para o desenvolvimento da autogestão. Muitas vezes, ao operar na bolsa esportiva, estamos diante de situações que nos levam a uma explosão de sentimentos. Diante disso, necessitamos ter a habilidade de usar a conscientização das nossas emoções para melhor escolher o que falar e fazer, isso é denominado de AUTOGESTÃO.

Existem exercícios mentais que podemos praticar para aprendermos a reagir bem às emoções e iremos neste artigo apresentá-los a fim de que nos aproximemos de resultados positivos e consistentes dentro do Trading Esportivo.

1. Respiração correta

Nosso cérebro precisa de oxigênio para seu melhor funcionamento, portanto uma respiração curta e superficial limita o corpo, que não receberá quantidade suficiente de oxigênio prejudicando o pleno desempenho de funções complexas, como pensar e administrar o estado de espírito. Portanto, ao estarmos em situações estressantes, que envolvem um red ou mesmo uma bad run, é importante nos concentrarmos em nossa respiração para que ela seja lenta e profunda, o que inundará o cérebro de oxigênio e trará efeitos imediatos, promovendo relaxamento e tranquilidade para que nossas ações na Trader Esportivo sejam menos influenciadas por nossas emoções e melhor administradas por nossa razão.

2. Listar Emoção x Razão

Quando estamos diante das nossas operações podemos perceber que nossa emoção entra em luta com a razão. Um exemplo claro disso, é quando a ansiedade nos leva a investir/apostar em um momento que não preenche nossos requisitos para a entrada, pois sentimos a necessidade de estarmos fazendo algo pelo simples fato de estarmos acompanhando um jogo. Nesse caso, a emoção venceu a razão e o resultado quase sempre é negativo, nos distanciando da consistência. Listar situações como essa nos fará identificar os erros cometidos e tomar decisões mais assertivas nas próximas operações.

3. Fale para outras pessoas sobre suas metas

Ao divulgar o que faz e o que pretende alcançar com o Trade Esportivo isso lhe trará a sensação de que deverá prestar contas dos seus resultados, aumentando seu compromisso e disciplina com seus métodos. Além disso, envolver outras pessoas com o que faz pode ser um poderoso motivador. Podemos inclusive pedir para que nos cobrem, fazendo com que aumente nossa responsabilidade e consequentemente sejamos mais cuidadosos com nossas ações, minimizando nossos erros.

4. Parar e respirar

Toda vez que o mercado lhe causar frustração ou desencadear o sentimento de raiva, um bom exercício é dar uma parada e desenvolver uma respiração lenta e profunda, pois reagir sem pensar e rapidamente, tende a jogar lenha na fogueira do cérebro emocional. Essa pausa ajuda a permitir que o cérebro racional entre em cena, impedindo ser dominado por nossas emoções.

5. Não tomar decisões precipitadas

Precisamos ter o tempo e a paciência como aliados no Trader Esportivo. Pensar demais pode nos fazer perder uma oportunidade, por outro lado, agir antes do tempo, precipitadamente, leva-nos a ações não lucrativas. Precisamos forçar nossa mente para aguardar o momento certo e não exitar em agir nos instantes em que os requisitos que embasam nossas ações, surgirem.

6- Controle seu diálogo interno

Quando estamos trabalhando na bolsa esportiva podemos nos martirizar diante de um erro. Caso esse pensamento não seja inibido, acabamos por prejudicar todas as ações futuras. Por isso, precisamos exercitar a aceitação do erro e prosseguir operando e estimulando a atuação racional do nosso cérebro.

Críticas como: “Sou um idiota”, não são benéficas para a sua evolução, portanto tente substituir por: “Cometi um erro”, isso fará com que você se concentre naquilo que poderá executar para melhorar e, assim, afastar pensamentos que estabelecem um rótulo de incompetente, ou seja, incapaz de alcançar o sucesso nas suas operações.

Não culpe outras pessoas ou o mercado por seus resultados negativos. Assuma a responsabilidade de suas ações, pois o reconhecimento dos erros tem como consequência a evolução dos métodos adotados.

7 – Visualize suas operações de sucesso

Mentalize os momentos em que têm tomado atitudes incorretas no mercado e visualize você tomando ações corretas. Tente imaginar esses momentos como se verdadeiramente estivessem acontecendo, fazendo com que as emoções também surjam, aproximando-se do que sentiria em uma situação real. Nesse treinamento mental buscará a ação mais apropriada, permitindo-se que seja manifestada, também, a satisfação e as emoções positivas resultantes de uma atitude assertiva.

8- Durma bem

Abordar o mercado cansado depois de uma noite mal dormida certamente implicará em uma mente desatenta, impaciente e inflexível, afastando o Trader esportivo de resultados positivos. Por isso, dormir bem nos aproxima de fatores cruciais para uma mente atenta, focada e equilibrada, potencializando a capacidade de tomar boas decisões.

9- Permaneça sincronizado

Não se permita ser sequestrado por suas emoções durante as situações de mercado, mantenha-se sincronizado, desviando sua atenção das emoções e fixando seus pensamentos naquilo que definiu como método de trabalho.

10- Faça atividades que recarreguem as baterias mentais

O trader esportivo pode ser muito cansativo para nossa mente. Portanto é primordial que tenhamos hábitos saudáveis, capazes de recarregarem as baterias mentais e impedir que este trabalho se torne um vício. É importante dedicar um tempo para fazer exercícios físicos e atividades prazerosas como, por exemplo, ioga, massagem, jardinagem ou um passeio no parque. Todas essas opções liberam substâncias químicas como serotonina e endorfinas que renovam nossa mente, nos mantendo satisfeitos e alertas, melhorando a tomada de decisão, o planejamento, a organização e o pensamento racional.

11- Aceitar que não temos controle sobre o jogo

Precisamos simplesmente aceitar que:

– Um jogo com realidade under, pode ter gols em poucas finalizações;

– Um jogo com realidade over, pode ter vários gols perdidos e terminar em 0x0;

– Um time que pressiona o adversário, tomar um gol em contra ataque;

– Pênaltis serem perdidos em sequência;

Essas situações ocorrem no mercado e devemos estar preparados, estabelecendo previamente como iremos nos comportar caso aconteçam. Conhecer tais cenários improváveis que podem acontecer e se antecipar pensando no que será feito caso surjam, impedirá que sejamos dominados pelas emoções intensas como choque, surpresa, medo ou decepção. O fato de aceitarmos essas mudanças no decorrer das partidas permitirá uma mente focada e com pensamento racional.

Esse artigo foi influenciado pela leitura do livro escrito por BRADBERRY, Travis e GREAVES, Jean. Inteligência Emocional 2.0. Editora Alta Books. Rio de Janeiro, 2019.

Assistam também nossos vídeos no Youtube, canal dia de trading.

Veja o dia a dia do Trader Profissional
de graça!

Se inscreva gratuitamente e receba em primeira mão todos os artigos do Dia de Trading e as principais novidades do blog no seu email

Loved this? Spread the word


Israel Gomes

Sobre autor

Me chamo Israel Gomes, apaixonado por futebol e pelo tricolor paulista. Iniciei a minha trajetória no trader esportivo em 2016, trabalho solitário que exige muito do nosso emocional. Em 2021, resolvi compartilhar minha experiência, buscando ajudar e inspirar pessoas que anseiam por sucesso na bolsa esportiva.

Postagens relacionadas

Atualização Layback 1.5.2

Ver mais

Allsvenskan – A principal liga sueca 🇸🇪

Ver mais

Jupiler Pro League – 1 Divisão Belga 🇧🇪

Ver mais

Under limite na série B

Ver mais

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Se inscreva na newsletter do Dia de Trading

Recebas as atualizações dos principais conteúdo do blog, de acordo com as duas preferências de leitura. Preencha o formulário abaixo:

Veja o dia a dia do Trader Profissional
de graça!

Se inscreva gratuitamente e receba em primeira mão todos os artigos do Dia de Trading e as principais novidades do blog no seu email