2 gols tomados e uma lição sobre econ. comportamental

Escrito por Vitor Nogueira

2 gols tomados e uma lição sobre econ. comportamental

Desafio: Construindo uma banca de trabalho

Fala galera do Dia de Trading, vamos a mais um diário do nosso desafio nesse início de Agosto. Tive um bom começo de mês, porém, acabei tomando 2 gols em sequencia. Um com prejuízo irrelevante e outro que levou uma boa % da stake cheia no mercado.

No mesmo dia que tomei o gol acabei lendo algo que fez muito sentido sobre o que tinha feito no mercado durante a partida em que levei prejuízo, espero que gostem deste exemplo.

Vamos aos jogos!

01 de Agosto (+ 13,3% sobre a stake)

Corinthians 1 x 3 Flamengo

Perdi o Lay mais fácil do dia. Acabei me atrasando para operar neste jogo e quando cheguei já estava 0x1 para o Flamengo, lá pelos 8 minutos do primeiro tempo.

Como a equipe seguiu muito bem no jogo e sem sofrer riscos fui fazendo alguns backs, porém tive de fechar ao ter problemas com a stream e o time veio a marcar o 0x2. Peguei o lucro deste back, alguns ticks que a odd tinha descido e joguei em um over bem a frente que não bateu.

O que realmente me salvou no jogo foi a PROMO da 188 bet em que consegui fazer em 2 contas o Handicap -0.5 do Flamengo. Tendo então um resultado de 7,5% (R$ 75,00) da minha stake principal.

Print de uma das bets feitas.
Atlético-MG 2 x 0 Athletico Paranaense

Nessa partida fui trabalhando um back/lay ao Paranaense após o 1×0 do galo e acabei sofrendo o 2° gol do jogo.

Acho que fui um pouco insistente aqui e já deveria ter fechado, ou ter ficado aproveitando somente dos ataques do CAP. Afinal, por mais que o paranaense chegasse com perigo e tivesse oportunidades, o jogo era aberto, e seguidos eles tomavam contra-ataques.

Mais um red seguido aqui no Atlético buscando essas remontadas e vou ficar atento a isto, afinal não estão entrando e o time acaba ampliando seu placar resultando em prejuízo.

Ceará 3 x 1 Fortaleza

Com o bom começo do Fortaleza no jogo fui comprando o Lay Ceará aos poucos e estive exposto com somente 50% da stake no mercado.

Logo em seguida tivemos um escanteio a favor e saiu nosso gol no lance de bola parada.

Após o gol pego no jogo acabei não fazendo mais nada no jogo e encerrei o dia.

03 de Agosto (+6,09% sobre a stake)

Malmo 2 x 1 Rangers

Tivemos um jogo difícil de se trabalhar o Match Odds com exposições mais longas. Afinal se tratava de uma partida entre equipes que regulam no nível de futebol.

Acabou que vimos durante o primeiro tempo uma partida bem aberta, com ambos os times buscando o gol. Portanto busquei me aproveitar de alguns desses momentos, comprando ataques do Rangers em Lay ao Malmo.

Comprei algumas dessas transições rápidas do Rangers, na busca de pegar um gol, e também uma bola parada a favor dos escoceses. Mas nada do gol, depois acabei não clicando em mais nada no jogo.

Sparta Praga 0 x 2 Mônaco

Após o Mônaco abrir o placar, estive em alguns momentos a favor do Sparta buscando o gol de empate. Principalmente em algumas jogadas aéreas, mas que não resultaram em nada.

PSV 3 x 0 Midtjylland

Estive em Lay ao Midtjylland no comecinho do jogo, porém a equipe do PSV começou a errar muitos passes e devolver a posse aos adversário. Essa questão me fez abandonar o barco e deixar o Match Odds naquele momento.

Acabou que logo na sequencia a equipe holandesa veio a marcar, porém já não havia padrão para tal, aquele gol que você não pega e nem faz falta por saber que a equipe não se encontrava bem em campo no momento.

CRF Cluj 1 x 1 Young Boys

Pelos minutos finais deste jogo fiquei atento à situação que acontecia em campo. O Cluj vencia a partida por 1×0 e parou de produzir.

A bola passou a ficar com o Young Boys e a equipe foi para cima na busca do empate/virada. Um padrão claro criando muitas chances, mantendo a posse, segundas bolas e sem tomar contra-ataques.

Fui então fazendo backs/lays em odds altas a favor da equipe suíça, até o momento em que o gol de empate saiu. Nesse acabei até ficando preso ao mercado, pois a odd já tinha ido longe de onde eu estava fazendo os backs. O mercado então voltou abaixo pós empate e consegui fechar em hedge com 3%.

Bohemians 2 x 1 PAOK

No início de partida fiz alguns Lays ao Bohemians em um momento de superioridade do PAOK no jogo. Acabei fechando por estar com a stream muito atrasada em relação ao jogo e também pela diminuída de ritmo da equipe em campo.

Olympiacos 1 x 1 Ludogorets

Na segunda etapa, logo de início, o Olympiacos veio a sofrer o primeiro gol do jogo. Acabei ficando atento a uma possível remontada então.

Encaixou muito bem aquele padrãozinho de back, com os gregos criando diversas oportunidades e controlado demais a partida.

Infelizmente tive problemas na Internet nesse momento e não consegui ir abrindo e fechando posições a favor do time durante esse período em que estiveram muito superiores.

Deixei então um pedaço em back que não pagou quase nada quando o gol saiu, optei então por salvar 1% e deixar o resto em freebet, caso virasse pagaria uns 10%, porém somente empataram mesmo tendo produzido para mais.

Fluminense 1 x 0 Cerro Porteño

O Cerro Porteño começou o jogo tendo maior posse de bola, porém era uma posse inofensiva, que ao chegar ao ataque com muita gente devolviam e criavam situações de contra-ataque para o Fluminense.

Como sei que a equipe do Flu seguidamente joga dessa forma fui fazendo alguns Lays ao Cerro, acabei fechando, pois o mercado foi a favor do time que detinha a posse. Acabaram não enxergando estes espaços que a equipe da casa seguidamente tinha.

Em uma dessas posses em que o Flu recuperou a bola na defesa voltei ao Lay, pois vi que se armaria uma transição rápida de jogo, e nesse lance originou-se o pênalti da partida. Como já tinha 3,6% de red e entrei somente com 50% nesse ataque o green acabou não sendo tão alto. Cerca de 4,2% de lucro. Mas que foi ótimo para o dia.

04 de Agosto (-44,88% sobre a stake)

Spartak Moscow 0 x 2 Benfica

Nessa partida houve um momento de maior controle do Benfica no jogo e com isso estive em Lay ao Spartak por um bom tempo. Cheguei a tomar um ataque bem perigoso, mas me mantive, pois achei que o jogo não mudou tanto de quando entrei após esta chance dos russos.

Uma situação parecida com a da Fluminense ocorreu aqui, o Spartak seguidamente tinha posses ofensivas que não eram efetivas. Quando perdiam essa posse ficavam para marcar alto o Benfica gerando assim um grande-espaço para os portugueses contra-atacarem e ter chances de abrir o marcador.

Era então este risco de posses ofensivas x os ataques promissores que eram cedidos ao Benfica. E dentro disso o time teve muitas chances que não conseguiu concluir em gol. Logo acabei fechando a posição em momentos que o jogo começou a parar muito devido a lesões e não cliquei mais na partida.

Ferencvaros 2 x 0 Slavia Praga

Comecei a prestar atenção a este jogo e notei que seguidamente o Slavia chegava com muito espaço para atacar e criava situações de perigo, outro ponto foi que com a marcação alta dos adversários o Ferencvaros devolvia muito a bola na saída de jogo ajudando mais ainda a criar superioridade do Slavia no momento.

O padrão foi diminuindo, começaram a haver alguns espaços para os mandantes e parei de ficar exposto por muito tempo, comprando então somente posses ofensivas do Slavia.

E ao final do HT, em um ataque do Ferenc, os adversários recuperaram a bola. Nesse momento estava fechando a posição de um ataque que estive dentro, o goleiro acabou não dominando uma bola recuada e deixou passar igual ao Unai Simón. Sorte que fechei quase tudo e tomei somente com 11% de exposição.

Dinamo Zagreb 1 x 1 Legia Varsóvia

O Dinamo Zagreb começou tendo maior controle, esse padrão logo se desfez e acabei fechando as possíveis que entrei contra o Legia.

A odd tendia a descer com essas posses dos visitantes e preferi ficar de fora naquele momento.

Novamente o Zagreb esteve bem criando chances e controlado o jogo com uma posse ofensiva, então voltei a este Lay. Cheguei a pegar boas chances não convertidas em gol.

Fechei esta posição novamente após 2 ataques perigosos junto a um escanteio do Legia. E com isso não cliquei mais no Match Odds deste jogo.

CRB 0 x 1 Fortaleza

Durante a primeira etapa tivemos um momento curto de controle do Fortaleza nessa partida e durante este tempo estive no Lay ao CRB buscando o gol dos visitantes.

Rapidamente esse padrão se desfez com a equipe voltando a ceder ataques aos adversários que necessitavam do resultado no jogo par avançar na Copa do Brasil.

O jogo acabou ficando um pouco mais aberto ao final do HT e nisso fui comprando somente as posses ofensivas do Fortal, onde vieram a marcar o 0x1. Fiquei então com +6% positivo no jogo.

Durante a segunda etapa busquei gols a favor do CRB no jogo e queimei metade do lucro tentando achar um gol a favor da equipe alagoana. Que acabou não vindo.

Bahia 2 x 1 Atlético-MG

Aqui cometi um grande erro. Durante o início do jogo fui fazendo alguns lays ao Bahia especulando talvez uma melhora do Atlético no jogo. Algo totalmente errado, pois a equipe não precisava do resultado e entrou bem devagar em campo.

O Bahia começou a se demonstrar superior no jogo e acabei não fechando a posição. O resultado foi o gol tomado com stake cheia. Rossi acabou acertando um chute a gol de media distância e o goleiro aceitou deixando a bola passar pelas mãos. Erro amador meuj na leitura de jogo. Ainda mantive um pouco a entrada pós gol, mas não vendo reação fechei.

Já pela a segunda etapa com o jogo 2×0 e agora o galo tendo de buscar o resultado fui buscar este gol no Match Odds fazendo o mesmo de sempre nestas remontadas. Acabei então pegando o gol do 2×1 que não pagou tanto no momento e freebetei a entrada esperando um possível empate para sair com menor prejuízo no jogo.

Aqui entra algo que andei lendo estes dias no livro Misbeahaving. O tema central da obra é a Economia Comportamental e dentro de um capítulo temos um exemplo parecido com o que fiz neste jogo. Na Teoria da Perspectiva seria explicado que em casos de prejuízo estaríamos mais propensos ao risco na busca de recuperar a perda, porém este livro nos mostra outra proposta em certas ocasiões. O que acontece quando temos chances de diminuirmos parte do prejuízo é que não criamos toda esta atração pelo risco, pois não há a chance de sair no zero a zero, logo em nossa cabeça não é vantajoso fazer algo que não nos deixará em break even. No momento pensamos somente no “estar para trás” em alguma contabilidade mental e portanto desistimos das chances de diminuir pequenas partes de nossos prejuízos.

Profit and Loss

Resultado mensal: -25,49% sobre a stake.
*Lembrando que há a bet da 188, por isso o red mensal é menor.


Espero que estejam curtindo os diários do desafio. Se quiserem trocar alguma ideia sobre o artigo em questão ou sobre Trading podem me chamar no Instagram @nogueira.vitorr. Leiam os outros textos também, tamo junto!

Veja o dia a dia do Trader Profissional
de graça!

Se inscreva gratuitamente e receba em primeira mão todos os artigos do Dia de Trading e as principais novidades do blog no seu email

Loved this? Spread the word


Vitor Nogueira

Sobre autor

Me chamo Vitor Nogueira, sou gaúcho de Porto Alegre, torcedor do Internacional e trader full time apesar de ainda não viver disto. Conheci as apostas esportivas há cerca de dois anos e há um ano e meio venho me dedicando ao Trading Esportivo, estudando os mercados da Betfair e validando meus métodos. Espero através do blog compartilhar um pouco das minhas experiências operando e contribuir com a comunidade.

Postagens relacionadas

Um trader de under limite – 29 Ago

Ver mais

Under Limite NA VEIA! – 05 de Setembro

Ver mais

Under Limite NA VEIA! – 04 de Setembro

Ver mais

Under Limite NA VEIA! – 03 de Setembro

Ver mais

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Se inscreva na newsletter do Dia de Trading

Recebas as atualizações dos principais conteúdo do blog, de acordo com as duas preferências de leitura. Preencha o formulário abaixo:

Veja o dia a dia do Trader Profissional
de graça!

Se inscreva gratuitamente e receba em primeira mão todos os artigos do Dia de Trading e as principais novidades do blog no seu email