10 dicas para te ajudar no Trading Esportivo

Escrito por Vitor Nogueira

10 dicas para te ajudar no Trading Esportivo

Salve galera do Dia de Trading, esses dias acompanhando algumas páginas no Twitter de frases e dicas sobre trading vi uma lista com 10 ensinamentos e achei interessante se virasse um texto explicando melhor cada um dos pontos,pois bem, aqui está o resultado. Espero que gostem da leitura.

10-dicas-de-trading

1 – Esteja preparado

Estude! Há diversos cursos na internet para podermos nos preparar e aprender a trabalhar no mercado. Conteúdo gratuito é o que não falta. Mais à frente, citarei algumas dicas de lugares onde aprendi gratuitamente quase tudo o que sei sobre trading.

Prepare sua mente! Por mais que você aprenda a operar em diversos mercados, crie vários métodos e saiba bastante sobre negociar na Betfair. Seu lado psicológico/emocional tem que estar alinhado a isso. Essa parte do trading, com certeza, é a mais importante. Suas emoções não podem interferir nos seus métodos. Ninguém aqui vai deixar de sentir as perdas. A imagem de um trader perfeito que não sente os prejuízos não existe. A elaboração de regras para seus métodos e, principalmente, a criação de alguns hábitos irão te “salvar” nas situações ruins de perda.

Falamos sobre estudar, criar métodos e nos preparar psicologicamente, mas também é necessário tratarmos mais sobre a criação de “bons hábitos”. Por muitas vezes, isso vai te ajudar nas piores situações. Saber reagir após uma grande perda ou um sentimento ruim será necessário. Você deve ter um planejamento do que fazer antes e depois de situações boas ou ruins.

Criar esses gatilhos e mudar a forma como você reage aos acontecimentos não acontecerá do dia para a noite. Demorará um certo tempo até fazer novas regras virarem hábitos e rotina ao operar.

2 – Não se apegue a resultados

Por vezes, nos pegamos agarrados ao resultado inicial de um dia ou mês, e isso pode prejudicar nosso trading. Esse tema tem certa relação com o que abordei em um artigo sobre o livro “Rápido e Devagar”.

O ato de nos apegarmos a resultados, de certa forma, atrapalha nosso desempenho e acaba por nos “travar” no mercado com medo de perder aqueles ganhos conquistados, fazendo com que novas oportunidades passem na nossa frente, e deixemos de executar as ações necessárias quando os padrões acontecem.

Pode ocorrer de forma contrária também, em resultados negativos, nos limitando de arriscar quando estamos com um prejuízo alto, ou nos fazendo martirizar um red durante um bom tempo. Afinal, sentimos muito mais psicologicamente a perda do que os ganhos.

Vejo esse apego aos resultados relacionado a três pontos do livro de Daniel Kahneman:

– Estamos menos propensos a arriscar em situações de lucro;

– Determinamos um ganho positivo como um ponto de referência, nos apegando a ele (exemplo de chegar aos R$1.000,00 de banca) e, caso haja uma perda logo após, podemos considerar muito mais essa perda do que normalmente deveríamos;

– Nos agarramos à certeza desse P/L positivo. Por mais que possamos elevar esse resultado e surjam novas oportunidades, ficamos com medo da incerteza em novas entradas.

3 – Gerencie suas expectativas

Não crie grandes expectativas com seus resultados aqui dentro. Você não ficará rico do dia para a noite e, por mais que seja repetitivo, é sempre bom bater nessa tecla.

Esteja sempre alinhado com o que você usa de banca e porcentagem de stake para o seu possível resultado ou perda. Não digo que grandes lucros são impossíveis com bancas pequenas, mas há uma grande estrada até você chegar a esse nível. 

Mais um aviso: banca grande não é garantia de lucro. Você pode ter a maior banca, mas sem ter método, gestão e emocional alinhados, o resultado pode ser ruim e frustrante.

4 – Foque no aprendizado

Para ter sucesso, você precisa permanecer no jogo.
Para permanecer no jogo, seu foco deve estar no aprendizado.

Ter conhecimento do que se está fazendo é necessário em qualquer tipo de investimento. E não é porque se trata de futebol que seria diferente, portanto, focar no aprendizado é essencial.

Caso seja iniciante, vou deixar a dica de alguns materiais gratuitos aqui:

Canais de Youtube: Clube da Aposta, Nettuno, Theo Borges, Dia de Trading.

5 – Seja grato pelas oportunidades, mesmo que resultem em perdas

Aqui, não há tempo para ficar pensando em prejuízos e “remoendo reds”. Seja grato pelas oportunidades que o mercado lhe dá, mesmo não resultando sempre em lucro. Por muitas vezes, você estará em uma posição correta, e o jogo não ocorrerá como você previu. É necessário entender tais momentos, verificar se não errou em algo e partir para a próxima.

Saber aceitar certas perdas (principalmente as mais dolorosas) e entender que nem sempre ganhará dinheiro são duas chaves para começar a ter sucesso aqui dentro. Ser grato pelas oportunidades que você tem a todo momento, então, é importante, e você terá muitas. Não foque em espaços curtos de tempo, pense sempre a longo prazo, que você terá inúmeras chances de ir crescendo pouco a pouco.

6 – Esteja presente

Viva o que você está fazendo. Esteja por dentro do assunto e o trate com seriedade, como faria em um emprego comum ou em uma faculdade (que dura anos). Você não irá sair ganhando dinheiro do dia pra noite, mas seu foco e sua determinação a cada dia irão ajudar. Esteja presente e pense sempre a longo prazo.

Estude cada vez mais até ver que está realmente preparado. Estude principalmente a parte psicológica do trading, o emocional é o que ditará seu rumo e sucesso.

7 – Seja introspectivo

Analisar-se é fundamental.

Saber analisar nossas reações para a criação de regras, gatilhos e, até mesmo, novos hábitos é necessário. Esse autoconhecimento, como já falamos lá no início, é importante, e devemos dar o devido peso a isso.

Boa parte do conhecimento para chegarmos à consistência e nos tornarmos traders profissionais está em desenvolver o nosso emocional. Por isso, ser introspectivo e saber se analisar a fim de evoluir no mercado só trará bons frutos.

E, só lembrando: essa é uma das partes mais importantes. Não adianta ter todo o conhecimento do mundo, se não conseguir controlar suas emoções no momento de seguir seus métodos à risca. Portanto é necessário emtemder como reagimos afim de possíveis correções.

8 – Concentre-se em seu método

Fuja de distrações e concentre-se no que você realmente é lucrativo ou que acha que pode ser. Por muitas vezes, estive tentado a testar novos mercados e “deixei de lado” estratégias que conseguia ter um bom desempenho. Essa “cortada” no foco pode fazer com que você demore um pouco mais para chegar onde quer (a lucratividade).

Lá no início, ocorre bastante isso. Aconselho a testarem uma estratégia por vez. É uma forma bem mais fácil de aprender. Afinal, você não conseguirá ser tão rígido às regras de seus métodos caso esteja testando vários ao mesmo tempo, ocasionando uma diferença no possível resultado de longo prazo desses métodos.

9 – Corte distrações

Com o avanço da tecnologia, cada vez mais, temos distrações com uma carga muito grande de informações sendo jogadas a todo momento sobre nós. Portanto, é essencial que, enquanto você opera, esteja 100% no que está fazendo.

Atitudes como deixar o celular no silencioso e desligar notificações podem te ajudar a ter um melhor desempenho. Até mesmo aqueles avisos de gol podem ser uma distração. Às vezes, você deixa aquele alerta do próprio site do sofascore no computador ligado em jogos que você nem está operando, e isso pode te atrapalhar na função atual, fazendo se culpar por ter “perdido” uma oportunidade em outra partida ou algo do tipo.

10 – Mantenha as coisas simples

Fazer o simples aqui sempre será o melhor jeito de fazer as coisas fluírem.

Crie seus métodos, regras e hábitos e siga tudo fielmente (se é o que você crê que dará certo). Os sentimentos, às vezes, “tentarão” atrapalhar isso, mas, conseguindo fazer o simples, as chances de dar errado serão muito menores.


Por fim, é isso. Se quiserem trocar alguma ideia sobre trading, podem me chamar no Instagram @footballtradingbr. Criei esse perfil novo para falar apenas sobre trading esportivo. Espero que tenham curtido esse conteúdo com dicas, e leiam os demais também, tamo junto galera!

Veja o dia a dia do Trader Profissional
de graça!

Se inscreva gratuitamente e receba em primeira mão todos os artigos do Dia de Trading e as principais novidades do blog no seu email

Loved this? Spread the word


Vitor Nogueira

Sobre autor

Me chamo Vitor Nogueira, sou gaúcho de Porto Alegre, torcedor do Internacional e trader full time apesar de ainda não viver disto. Conheci as apostas esportivas há cerca de dois anos e há um ano e meio venho me dedicando ao Trading Esportivo, estudando os mercados da Betfair e validando meus métodos. Espero através do blog compartilhar um pouco das minhas experiências operando e contribuir com a comunidade.

Postagens relacionadas

Um trader de under limite – 01 e 03 Ago

Ver mais

Fechamento de Julho – Desafio

Ver mais

Um trader de under limite – 30 e 31 Jul

Ver mais

Último dia trabalhado em Julho + UFC 33

Ver mais

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Se inscreva na newsletter do Dia de Trading

Recebas as atualizações dos principais conteúdo do blog, de acordo com as duas preferências de leitura. Preencha o formulário abaixo:

Veja o dia a dia do Trader Profissional
de graça!

Se inscreva gratuitamente e receba em primeira mão todos os artigos do Dia de Trading e as principais novidades do blog no seu email